Itapoá comemora o Dia da Bandeira Imprimir E-mail
Eventos
Ter, 24 de Novembro de 2009 07:01

Breve Histórico

Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada por Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que Marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.

 

Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.

Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o azul, o céu; o branco, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.


Dia da Bandeira


O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nessa data, ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.


Hino

O Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra. Em 1906, o hino foi adotado pela prefeitura, passando, desde então, a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. Aos poucos, sua execução estendeu-se às corporações militares e às demais unidades da Federação, transformando-se, extra-oficialmente, no Hino à Bandeira Nacional, conhecido de todos os brasileiros.


Comemoração em Itapoá


Em nosso Município também foi comemorado o dia da Bandeira. A cerimônia, iniciada às 09h00min da última quinta-feira (19), foi realizada em frente ao Paço Municipal, contando com a presença do Prefeito Municipal Ervino Sperandio, do Vice-Prefeito Mário Elói Tavares, da autoridade máxima da Polícia Militar em Itapoá, Tenente Mário Elias, do Vereador Jeferson Rubens Garcia, de servidores públicos e de vários populares.

Na ato solene, foi realizada a troca das bandeiras hasteadas em frente à Prefeitura por novas e, em seguida, as bandeiras antigas foram incineradas simbolicamente ao som do Hino da Bandeira. Ao final do evento, ocorreu a apresentação da Fanfarra Municipal.

 

As informações são do site da Prefeitura Municipal de Itapoá com adaptações do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar