Diácono será ordenado padre em Itapoá Imprimir E-mail
Eventos
Qui, 21 de Novembro de 2013 19:07

Diácono José Carlos Oliveira se ordenará padre em Itapoá.No próximo dia 29 de novembro, o diácono José Carlos Oliveira será ordenado presbítero da Igreja Católica (padre). A ordenação ocorrerá em uma celebração eucarística marcada para as 19h30min na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no balneário Itapema do Norte, em Itapoá. O bispo da Diocese de Joinville, Dom Irineu Scherer, é quem presidirá a celebração.

Nascido no dia 27 de julho de 1953, na cidade de Joinville, José Carlos Oliveira conta que sua família era formada por trabalhadores operários muito humildes. “Desde cedo, os valores humanos e cristãos se fazem presentes, na iniciação cristã, na participação à missa, na reza do terço e nos movimentos pastorais daquela época: marianos, coroinhas, cruzada eucarística, etc.”, conta o diácono.

Após um período de formação à vida cosagrada, ele professou os conselhos evangélicos, emitindo os votos de pobreza, castidade e obediência, na Congregação dos Irmãos Maristas, Província de Santa Catarina. Então, foi enviado ao Colégio Marista Frei Rogério, em Joaçaba, a fim de iniciar sua vida apostólico-acadêmica, como professor-educador marista. Em Florianópolis, fez estudos teológicos, seguidos de cursos e aprofundamentos sobre as fontes maristas e estudos didático-filosóficos. Em 1977, foi transferido para a comunidade de Joinville/SC, a fim de frequentar o curso de graduação em Letras, na FURJ/Univille. Concomitantemente, atuando na pastoral vocacional, juvenil e litúrgica, bem como nas escolas estaduais e no Colégio dos Santos Anjos, dessa cidade, como professor. Também, atuou nas missões, no estado de Rondônia.

Depois, atuou no Colégio São Bento, na cidade de São Bento do Sul, como diretor de escola, coordenando as questões acadêmicas e curriculares. Nesse período, ingressou na Faculdade de Psicologia, em Joinville, obtendo o bacharelado e a licenciatura em Psicologia. Em 1991, participou do Curso de Espiritualidade Marista, na Espanha e, em seguida, ingressou no Curso de “Licenza in Psicologia”, pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, obtendo o título de Mestre em Psicologia, sendo reconhecido pela PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

José Carlos, então, retornou ao Brasil e assumiu novamente a direção do Colégio São Bento, em São Bento do Sul. Após um período, passou a residir em Curitiba (PR), trabalhando, por 17 anos, na Editora Positivo, como supervisor nacional. Nesse tempo, frequentou regularmente o curso superior de Teologia, no Studium Theologicum, em Curitiba, afiliado à Universidade Lateranense de Roma e, em seguida, no curso de licenciatura em Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (SP), polo de Curitiba. Obteve o reconhecimento do Curso de Teologia, pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), segundo as normas legais do MEC (Ministério da Educação). Atualmente, ele atua a sua diaconia na Paróquia N.Srª. Imaculada Conceição, em Itapoá.

O agora diácono e futuro padre conta que toda trajetória de sua vida pessoal foi marcada pela ideia de servir a Deus, no seguimento radical a Jesus Cristo, como sacerdote, tendo em vista os valores do Reino. Por isso, ele ingressou na Igreja de Joinville, “a fim de se dedicar, como presbítero diocesano, nas necessidades do seu povo, a exemplo de São Paulo: Mihi vivere Christus est (Fil 1,21)”, conta José Carlos.


Do Diário de Itapoá. Foto: arquivo pessoal do diácono José Carlos Olieveira.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar