APAE comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Imprimir E-mail
Eventos
Dom, 08 de Setembro de 2013 16:08

Maratona é um dos destaques da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.Do dia 21 a 28 de agosto, foi comemorada a Semana da Pessoa com Deficência Intelectual e Múltipla. A abertura da Semana foi marcada pela 4ª edição da meia-maratona Cultural e Esportiva APREMAI/APAE (que ocorreu entre os dias 21 e 23 de agosto), tendo como objetivo envolver os alunos com necessidades educativas especiais aos seus colegas da rede regular de ensino, acreditando que as escolas regulares devem ser abertas às diferenças, preparando os educandos para que os mesmos possam reivindicar seus direitos, ao mesmo tempo, que cumprem com seus deveres de cidadão, trabalhando em equipe e respeitando seus semelhantes.

Participaram do evento, alunos da APAE de Itapoá; APAE Professora Arlete Pereira do Nascimento, de Guaratuba (PR); Escola de Educação Básica.Nereu Ramos; Escola Municipal João Monteiro Cabral; Escola Municipal Frei Valentim; e Escola Municipal Monteiro Lobato.

A 4ª Edição da Gincana Cultural e Esportiva Apremai/APAE iniciou com atividades esportivas de corridas nas modalidades olímpicas e paralímpicas. No 2º dia, foram realizadas as provas de conhecimentos gerais, provas esportivas e a tradicional Prova do Mangue, realizada na sede da APREMAI, na localidade da Barra do Saí. No 3º, a Gincana foi finalizada com a seguinte classificação:

1º lugar: Escola Municipal frei Valentim;
2º lugar: Escola Municipal João Monteiro Cabral;
3º lugar: Escola Municipal Monteiro Lobato;
4º lugar: E.E.B. Nereu Ramos.
Participação Especial: APAE Itapoá.

No decorrer da semana, ainda houve atividades internas, tais como a palestra para gestantes aberta à comunidade e, finalizando a Semana no dia 28, houve o Dia da Cidadania.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla pretende ajudar no trabalho de conscientização da comunidade em favor dos direitos da pessoa com deficiência e sua inserção efetiva na sociedade.

Segundo a Diretora da APAE, Elenice Cordeiro de Oliveira, essa é uma semana de extrema importância na luta contra as diferenças. “Essa é uma luta de todos. Dos pais, comunidade. Enfim, uma luta que trata da garantia dos direitos da pessoa com deficiência e da luta pela conquista de novos espaços para inclusão”, afirma.


Da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá. Fotos cedidas pela APAE de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar