4º Encontro de Trilheiros Italama movimentou Itapoá no final de semana Imprimir E-mail
Eventos
Qua, 28 de Setembro de 2011 21:31

4º Encontro de Trilheiros Italama movimenta Itapoá.O tempo ajudou e um clima de animação e espírito esportivo tomou conta de Itapoá no último final de semana (dias 24 e 25 de setembro). Mais uma vez, muitas motos participaram do Encontro de Trilheiros Italama e movimentaram o Município.

Segundo a organização do evento, o Encontro deste ano contou com 753 inscritos, porém mais de mil motos percorreram as trilhas. Os quadriciclos e motos tiveram um percurso diferente, mas todos contaram com bastante lama e aventura.

A largada ocorreu no domingo (25), por volta das 9h. Os trilheiros partiram do Maresia Música Bar, passando pelas terras da Comfloresta, sentido Saí Mirim, onde havia o ponto neutro, de apoio. De lá, retornaram para o Maresia. Para as motos, a trilha teve 60 quilômetros. Já os quadriciclos percorreram 75 quilômetros.

Após percorrerem todo o trajeto, os inscritos participaram de um sorteio prêmios. Os prêmios de destaque foram uma moto e uma carretinha. O ganhador da moto foi Roman Matia Eidt, de Garuva, enquanto a carretinha foi para Joinville, com Wilson de Freitas.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Itapoá, através do Departamento de Cultura. O artesanato local expôs um pouco da cultura da cidade e, com um repertório diversificado, a Banda Municipal animou o almoço dos trilheiros no domingo. O Departamento também disponibilizou as tendas e banheiros. Já o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville, disponibilizou o valor de R$ 12 mil, conquistados pelo Funturismo (Fundo de Incentivo ao Turismo) a partir de projeto sobre o Encontro de Trilheiros apresentado pelo Departamento Municipal de Cultura. A Polícia Militar de Itapoá também prestou apoio ao evento, fazendo a escolta dos participantes e os bloqueios necessários para o desenvolvimento seguro da atividade.


4ª EDIÇÃO DO EVENTO FOI UM SUCESSO, MAS PRÓXIMAS EDIÇÕES PODEM MELHORAR AINDA MAIS

É inegável o sucesso das últimas edições do Encontro de Trilheiros Italama e o atrativo que elas trouxeram ao Município, mas alguns leitores do Diário de Itapoá entraram em contato com a redação do site, reclamando de problemas que podem ser evitados ou amenizados na realização do próximo evento desse porte. Uma delas é referente a imensa quantidade de lixo que ficou espalhada no local de partida do evento, depois que a maioria das motos e participantes voltaram para as suas cidades de origem. Infelizmente, não houve a disponibilização, em número adequado, de latões para o depósito dos resíduos, tampouco um trabalho de conscientização ambiental efetivo. O resultado disso pode ser visto nas imagens abaixo, capturadas pelo Diário de Itapoá na manhã dessa segunda-feira (26). Outra reclamação foi quanto ao barulho dos motores, principalmente na região central de Itapoá. Por fim, houve reclamações também quanto à falta de segurança sentida não só nas ruas por onde o evento passou, mas em vários locais da Cidade, por onde motociclistas passavam, muitas vezes, desrespeitando a legislação de trânsito.

Algumas sugestões foram dadas, entre elas a de realizar o evento todo em uma região mais afastada da Cidade, longe do centro, evitando locais de alta concentração de moradores. A maior preocupação levantada, nesse sentido, é quanto à segurança das crianças.



Confira as fotos do evento, capturadas pelo Departamento de Cultura de Itapoá, pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, por Ricardo Haponiuk e pelo Diário de Itapoá:


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar