Câmara de Vereadores comemora o 20º aniversário de Itapoá Imprimir E-mail
Eventos
Qua, 29 de Abril de 2009 23:50

Para comemorar as duas décadas de emancipação político-administrativa do Município, a Câmara de Vereadores de Itapoá realizou uma Sessão Solene, onde fez a entrega de Título de Cidadão Honorário e Medalhas de Honra ao Mérito a homenageados, no dia 26 de abril, dia do aniversário de Itapoá.


Estavam presentes os Vereadores, com exceção do Vereador Marcelo Tessaro, o Deputado Estadual Carlos Shiodini, o Vice-Prefeito Mário Elói Tavares, estando ausente o Prefeito Municipal, Senhor Ervino Sperandio, além dos servidores do Poder Legislativo e muitos munícipes.

Iniciando os trabalhos, o Diretor Geral da Casa, Luis Carlos Zagonel, proferiu as seguintes palavras: “Há vinte anos, dava-se início a uma longa caminhada rumo ao desenvolvimento. Nesta época, quando aqui ainda não chegavam os benefícios do progresso, alguns homens e mulheres com bravura ousaram ir mais longe que apenas estabelecer-se aqui, gravando seus nomes em nossa fabulosa história, acreditaram que Itapoá se tornaria uma sociedade organizada em busca de um futuro promissor. Somos hoje esse futuro e reconhecemos o valor desses homens que muitas dificuldades enfrentam, mas não desistiram, mantiveram seus postos, avançaram e muito tiveram que lutar para proporcionar toda essa satisfação que hoje temos em ver nossa querida Itapoá prospera. Em reconhecimento desses relevantes serviços prestados que transformaram toda uma sociedade, condecoramos alguns destes homens e mulheres com a concessão de Homenagens”.

Dessa forma, os homenageados foram: Senhor Dirceu Mansano Jorente, o qual recebeu Título de Cidadão Honorário, Senhora Nilza Costa de Oliveira e Senhor Manoel Caldeira, que receberam Medalhas de Honra ao Mérito.

Para homenagear o Senhor Dirceu Mansano Jorente, foi narrado um pouco de sua história de vida e também sua história com o Município. O Senhor Dirceu conheceu Itapoá em uma viagem de férias, há aproximadamente 20 anos atrás, e há alguns anos trouxe um amigo para conhecer a cidade, o Sr. Luiz Carlos Bacelli. Os dois, interessados em investir no Município, adquiriram a área total do “Volta ao Mundo II”. Nesta área fizeram um loteamento ambiental com toda infraestrutura: esgoto tratado, praça, play ground, onde será feito futuramente horto florestal, bosque, e casa de mudas, onde todo morador da cidade poderá buscar mudas de árvores para arborizar a cidade. Ambos também adquiriram uma área de frente ao Fórum e ao Hospital, onde será feito novo loteamento ecológico, e, nessa mesma área, foi doado à área para a construção da sede da Câmara Municipal e também da Polícia Militar. Desse modo, Senhor Dirceu Mansano Jorente foi merecedor das homenagens prestadas.

A Senhora Nilza Costa de Oliveira, por sua vez, mereceu as devidas homenagens pelos muitos anos dedicados à educação dos itapoaenses. Começou a lecionar no Colégio Nereu Ramos no dia 24 de abril de 1981, tendo trabalhado também como Secretária e Vice-diretora. Trabalhou em nosso Município até o ano passado, quando, merecidamente, aposentou-se.

Já o Senhor Manoel Caldeira, nascido em 14/09/1933 em Itapoá, pai de 10 filhos, avô de 12 netos e bisavô de 02 bisnetos, morou a vida toda no Município, trabalhando como pescador. Em 27/06/2008 foi reconhecido pela Colônia de Pescadores Z1 como Engenheiro Naval, e até os dias de hoje faz manutenção das canoas. Exerceu inúmeras atividades sociais em Itapoá, dentre elas: foi Fiscal Voluntário pela CARPESC em 1960; foi Presidente da Igreja Católica na Barra do Saí de 1971 a 1974; teve participação importante na emancipação do Município, na organização e reivindicações com o povo em Garuva e em Florianópolis; sugeriu o nome da Escola da Barra do Saí “Euclides Emídio da Silva”; foi Conselheiro Fiscal da Colônia Z1 em 1997; entre outras. Como se vê, o Senhor Manoel Caldeira também mereceu ser homenageado com uma Medalha de Honra ao Mérito.

No uso de sua palavra, os homenageados Dirceu Mansano Jorente e Nilza Costa de Oliveira agradeceram à homenagem e discurssaram sobre o progresso ocorrido no Município nesses últimos 20 anos. Estavam presentes na cerimônia o Deputado Estadual Carlos Shiodini e o Senhor Mário Elói Tavares, Vice-Prefeito de Itapoá, os quais também prestaram suas homenagens pelo aniversário do Município.

Os Vereadores também parabenizaram o Município pelos seus 20 anos de emancipação, tendo o Presidente da Casa encerrado aquela Sessão Solene após a entoação do Hino de Itapoá.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar