III Evento Mais que Morador será realizado neste domingo (17) Imprimir E-mail
Eventos
Qui, 14 de Julho de 2011 14:51

Será neste domingo (17), a realização do III Evento Mais que Morador, promovido pela ACOPOF (Associação Comunitária do Pontal e Figueira) para divulgar a cultura local.

A programação terá inicio as 10h30min com a abertura oficial, a feira de artesanato local, apresentação dos trabalhos do Projeto Sócio Ambiental da ACOPOF, o almoço típico, com a tradicional "boqueca de tainha" (tainha assada na folha de bananeira), acompanhada de saladas, pirão e a "cambira" (peixe salgado e defumado). À tarde, haverá um espaço de brincadeiras para a criançada, bar e cozinha, sorteio de prêmios e apresentação do Fandango Chimarrita (dança típica caiçara).

O fandango chegou ao Pontal do Norte em Itapoá com os primeiros casais de colonos açorianos. É um folguedo centenário que consiste na dança batida, com palmeados e sapateados praticados apenas pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios.  Esse folguedo executa várias coreografias que configuram a dança e tem nomes determinados, como a retorcida, a tonta e o passeado. O grupo Fandango Chimarrita do Pontal é o único em todo o litoral catarinense e já se apresentou em várias cidades do estado.

As comunidades da Figueira e do Pontal buscam sempre preservar a cultura local, mostrando aos mais jovens a importância das raízes culturais.

Com informações da Associação Comunitária do Pontal e Figueira.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar