Delegação itapoaense brilha no V PARAJESC Imprimir E-mail
Esporte
Seg, 08 de Setembro de 2014 23:16

A Vº edição do PARAJESC (Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina) aconteceu em Blumenau/SC entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2014. Conforme Alan Rezende, da Secretaria de Esporte e Lazer, está edição do PARAJESC foi o melhor desempenho de todas as participações da delegação Itapoaense na competição. Apenas pelo número de atletas integrantes já teríamos superado as edições anteriores, e ao final da competição foram conquistas 15 medalhas de 15 modalidades disputadas. Foi um excelente resultado para os atletas de Itapoá.

Itapoá esteve presente em 3 modalidades Tênis de Mesa, Atletismo e Natação. No Tênis de Mesa a Aluna Renata Casa Santa Cunha (E.M.E.F Monteiro Lobato) foi vice campeã da categoria A ( 12 a 14 anos )  segmento D.I. (Deficiência Intelectual), Paulo Henrique Gonçalves (E.E.B Nereu Ramos) foi campeão na categoria A ( 12 a 14 anos ) segmento DF (Deficiência Física) e os atletas Romário Pedroso das Neves (EJA Itapoá) e Saulo de Paula Cunha (E.M.E.F. Ayrton Senna) fizeram a grande final da categoria B (14 a 17 anos) segmento D.I. (Deficiência Intelectual), com o resultado de vice e campeão respectivamente. No atletismo o atleta Alefer da Silva (E.M.E.F Monteiro Lobato)  conquistou ouro na prova de salto em distancia, prata no arremesso de peso e bronze nos 100m rasos da categoria A ( 12 a 14 anos )  segmento D.I. Jediel Mateus de Oliveira (EJA Itapoá) na modalidade de Atletismo foi medalha de ouro no lançamento de dardo, prata no salto em distancia e bronze no 1.500 m. Já na natação foi campeão nas 3 provas em que disputou 50,100 e 200 m livre categoria B (14 a 17 anos) segmento D.I.

O V PARAJESC foi uma competição atípica das edições anteriores, pois devido a uma alteração no regulamento das PARALÍMPIADAS ESCOLARES NACIONAIS que acontecerão em novembro na cidade de São Paulo/SP a forma de convocação para integrar a seleção catarinense foi diferenciada neste ano,  em algumas modalidades foi adotado o sistema de seletivas onde apenas o campeão da modalidade representará o estado na etapa nacional. Não fosse por tal mudança, todos os atletas Itapoaenses estariam convocados para a etapa nacional nas suas respectivas modalidades. No Tênis de Mesa puderam apenas participar os atletas com idade entre 14 e 17 anos de idade e nesta seletiva o atleta Saulo foi vice campeão seguido por Romário na terceira colocação. No atletismo e natação prevaleceu o sistema Score point, onde adota-se uma analise dos resultados obtidos para chegar a definição do atleta convocado. Jediel Mateus Oliveira (EJA Itapoá) teve índice nas duas modalidades sendo convidado para integrar a delegação catarinense, e por opção do Técnico Alan Rezende , representará Itapoá na modalidade de atletismo “Justifica-se pela maior facilidade nos treinamentos e também Com base nas marcas obtidas teremos mais chances de conquistar ótimos resultados e podermos pleitear o programa de bolsa atleta no ano seguinte”. É valido ressaltar que conseguimos manter nossa regularidade na competição tendo pelo menos um atleta na seleção catarinense, em 2011 e 2012 com o Atleta Romário (Tênis de Mesa), 2013 com Paulo Henrique (Tênis de Mesa), e agora 2014 com o Jediel (Atletismo). Fizeram parte também da delegação municipal a Orientadora escolar Ivanir Olkoski (E.M.E.F Monteiro Lobato)  Sérgio Ofugi ( Instrutor técnico Tênis de Mesa) e o Técnico Alan Rezende (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

Fonte: Alan Rezende, da Secretaria de Esporte e Lazer, com adaptações do Diário de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar