Itapoá participará do Dia do Desafio pela primeira vez Imprimir E-mail
Esporte
Sex, 11 de Maio de 2012 22:13

Itapoá participará do Dia do Desafio.Pela primeira vez, Itapoá participará do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício à saúde. Realizada no mundo inteiro, a campanha acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Itapoá fará parte dessa proposta através da Prefeitura Municipal em articulação aos demais setores da sociedade, na intenção de promover a conscientização e incentivo à prática de exercícios físicos. Neste ano, o Dia do Desafio será dia 30 de maio.



Histórico


Esse Dia foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela “The Association For International Sport For All” (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Foi criado no rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegou aos 20 graus negativos e o Prefeito sugeriu uma ação que dependia da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h00min todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.


Além de estimular a realização da atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia, a qual pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha, e ambas realizaram a caminha juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.


A ideia teve sequência e este dia passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio em todo o mundo e, a cada ano, cresce o número de cidades participantes. No ano passado, o evento completou 16 anos no Brasil. No Continente Americano ele é coordenado pelo SESC SP desde 2000.


Em 2011, o Dia do Desafio ocorreu em 4.023 cidades, 518 a mais do que o ano anterior; foram 63.611.280 participantes, registrando um aumento de quase 8% de pessoas.


O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.



Proposta e estratégia


Para esquentar ainda mais a prática de atividade física, cada cidade participante compete com outra que tenha o número de habitantes similar. Ao final, a cidade que mobilizar o maior número de munícipes à prática de exercícios durante 15 minutos, vence. Itapoá competirá com a cidade de Divinolândia, de São Paulo.


Para a computação de participantes, serão realizados relatórios e imagens das atividades realizadas. Os dados serão lançados em um sistema específico via internet, para apuração e contagem de pessoas envolvidas.


Em Itapoá, o Dia do Desafio é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, junto com parcerias e colaboradores. “Para alcançarmos êxito, contamos com a sensibilização de nossa população e esperamos, ao final, atingirmos números significativos, especialmente na promoção da saúde e adoção de hábitos mais saudáveis para o cotidiano de cada cidadão”, salienta Cláudio Sérgio Costa da Silva, Secretário Municipal de Esporte e Juventude.


A programação está sendo finalizada e será divulgada na próxima semana. A Secretaria já adianta a participação das escolas municipais, funcionários públicos da Prefeitura, postos de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Porto Itapoá, APAE, Projeto Ampliação da Jornada Escolar e Projeto Toque para o Futuro. “Porém, muitas novas parcerias e adeptos estão em andamento”, afirma o Secretário. A ideia é mobilizar todos os munícipes.


Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar