Meninas de Itapoá se destacam no futsal e no futebol Imprimir E-mail
Esporte
Qua, 07 de Março de 2012 21:59

Meninas de Itapoá são aprovadas em seletiva para a base da Seleção Catarinense de Futsal.Nos últimos dias 27 e 28 de janeiro, quatro atletas de Itapoá estiveram em Chapecó, onde foram avaliadas pelos coordenadores da base da seleção de futsal de Santa Catarina. Débora, Heloísa, Izabela e Luana mostraram a mesma habilidade que sempre tiveram atuando em Itapoá e, em meio a várias outras atletas, foram destaques na seletiva, estando todas aprovadas e aptas a se juntarem ao grupo que se prepara para representar o Estado, que também integra a Seleção Brasileira de Futsal. Ressalva à jovem Débora que, por excesso de contingente, aguardará uma nova oportunidade. As meninas ficaram em Chapecó durante quatro dias, sendo dois deles voltados aos testes. Quem preparou as meninas para a oportunidade foi Zé Luiz, treinador do Beira Rio Futebol Clube.

Segundo José Tadeu Grabias, pai da atleta Luana Karoline Grabias, tudo começou na etapa final da Copa Eletrosul, que foi realizada no último dia 31 de outubro, em Florianópolis. “O professor Didi, de Chapecó, que lá estava, participando com a sua equipe, ao perder para Itapoá na semi-final, por 2 a 1, elogiou as meninas itapoaenses. Ele conversou com o José Luiz e sugeriu que as nossas atletas fossem fazer o teste em Chapecó”, explicou José Tadeu.

Alguns dias depois, a atleta Luana participou de uma peneira no Clube Atlético Paranaense, de Curitiba (PR), na qual ela foi aprovada. A opção acabou sendo pelo clube paranaense, no qual a atleta já está devidamente inscrita na categoria sub-13 de futebol feminino. Ela já integra o grupo e participou de dois jogos amistosos em uma espécie de triangular, do qual o seu time sagrou-se vencedor. A itapoaense marcou dois gols, um em cada partida. Luana e sua família continuarão morando em Itapoá, onde já residem há 12 anos, deslocando-se a capital paranaense semanalmente, para que ela participe dos treinamentos e amistosos. No segundo semestre, haverá competições de maior duração, inclusive a Copa Coca Cola, que inicia com uma fase estadual e termina em âmbito nacional. Daí em diante, a tendência é que os pais de Luana precisem dispor de um tempo maior para acompanhá-la. O Atlético Paranaense firmou convênios com as confederações dos Estados Unidos e da Europa. Também no segundo semestre, o time de Luana deverá participar de uma copa internacional. A primeira fase será nos Estados Unidos e a segunda na Escócia. Prevendo que poderá haver problemas com os vistos de atletas e acompanhantes na embaixada americana, provavelmente elas só participem da fase escocesa.

A atleta Izabela já se integrou à equipe de futsal de Chapecó, na qual iniciou os treinos intensivos para defender o estado catarinense em diversas competições do time sub-15. Heloísa, irmã de Izabela, deverá se integrar ao sub-12 da mesma cidade, assim que a mãe das meninas consiga se instalar naquela cidade, onde passarão a morar.

Do Diário de Itapoá com informações e fotos cedidas por José Tadeu Grabias.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar