Embarcação de Itapoá conquista primeiro lugar em categoria do Marine Boat Rally Imprimir E-mail
Esporte
Qua, 25 de Janeiro de 2012 12:46

Elyseo Manoel Sezerino Jr. e Amarildo Zagonel venceram na categoria Graduados, com a embarcação de Itapoá, Mitzva.Nesse sábado (21) o sol brilhou forte em Florianópolis e prestigiou a todos os competidores e amantes do mar na largada do Marine Boat Rally, que ocorreu no trapiche da Beira Mar Norte em Florianópolis.


Os competidores saíram do trapiche da Avenida Beira Mar Norte, seguindo para a Ilha de Anhatomirim, a qual as embarcações deviam costear. Então, eles seguiram rumo à praia de Ratones, onde foi realizada uma parada técnica para descanso e mergulho. A reta final foi na Cachoeira do Bom Jesus, local em que foi construído um charmoso hospitality center dentro do Marine Home & Resort, local de recepção dos competidores e premiação dos vencedores.

O evento reuniu 26 competidores de Santa Catarina e do Paraná, trazendo novos competidores, que nunca haviam participado de um rally náutico de regularidade. “Não se trata de uma corrida de barcos e sim de um passeio náutico de precisão, em modalidade e regularidade. Vence o barco que tiver o melhor desempenho e passar no lugar, minuto e segundo correto, perdendo dois pontos a cada segundo adiantado e um ponto a cada segundo atrasado em relação ao seu ideal. Ou seja, perde o dobro, quem andar em velocidade superior à estabelecida, afirma Glenio Marcelo Cogo, da Apucron, empresa que realiza Rallys em todo o Brasil e organizadora do Marine Boat Rally.

A prova reuniu embarcações acima de 18 pés em duas categorias. Na Graduada, competiram pessoas mais experientes, com nível técnico comprovado. Na Turismo, os iniciantes. Cada equipe possuía um comandante e um navegador.

O evento contou com a cobertura dos apresentadores Mané Ferrari (Programa Náutica e Cia TVCOM – Grupo RBS) e Giovanni Martinello (RBS TV).

Os vencedores da categoria Turismo foram André da Silva Correa e Bianca Bacci Bizetto com a embarcação Evolution de Balneário Camboriu (Pontos perdidos: 313)

Na categoria Graduados, os vencedores foram Elyseo  Manoel Sezerino Jr e Amarildo Zagonel com a embarcação Mitzva de Itapoá (Pontos perdidos: 15)

Para a dupla vencedora, que representou Itapoá, participar de rallys náutico significa estar em completa harmonia com a embarcação, proporcionando momentos de descontração com a família e amigos, visto que esses eventos são uma festa familiar e extremamente segura.

Eles explicam como iniciaram na prática desse esporte. “Iniciei na modalidade dos rallys náuticos de regularidade no final de 2008 e, a partir daí, o vírus dos rallys náuticos me pegou e fui atrás de outras etapas”, explica o comandante Elyseo Manoel Sezerino Jr. (o Zebra). “Comecei a acompanhar o Zebra em algumas provas e percebi que ele necessitava de ajuda, tanto na montagem dos equipamentos, quanto na prova em si. A primeira prova em que participei foi em 2009”, conta Amarildo Zagonel, navegador da equipe. Juntos, eles já venceram o Rally de Itajaí e a categoria especial do Rally de Joinville, no ano passado (2011). Em Joinville, contaram com a parceria de Dalton Piza (Fofo).

O comandante Zebra explica como foi a etapa de Florianópolis. “Essa etapa foi bem difícil. Estávamos com uma Intermarine de 46 pés, de 18 toneladas, embarcação feita para passeio e não para grandes curvas, como havia nessa prova. A rota passava por muitos lugares nos quais havia curvas de 90 graus. Com uma embarcação desse porte, é difícil fazer a retomada da velocidade que está aplicada em cada trecho da planilha, mas a ajuda do meu navegador Amarildo foi essencial, pois me adiantava as próximas curvas e velocidades e eu preparava as 18 toneladas para virar e responder antes de chegar no trecho”, conta.

Os dois representantes de Itapoá comentam o interesse deles em divulgar essa modalidade. “Esse tipo de evento é muito promissor, principalmente em nossa região, a Baía da Babitonga, mas falta ainda interesse ou conhecimento dos meios públicos e privados para a realização desse tipo de evento. É um evento que agrega para todas as áreas da cidade – hotéis, restaurantes, marinas e comerciantes, como patrocinadores. A publicidade é algo que falta ser explorado, mas tem um potencial enorme”, explicam.

O evento, em Florianópolis, foi uma promoção do Marine Home & Resort e do Grupo RBS. O projeto faz parte do “Floripa Tem” da RBS TV.

Patrocínio: Hyundai, Doritos Verão e Coppertone.
Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funturismo, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Realização: Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.
Co-Realização: Apucron, Iate Clube Veleiros da Ilha e Acatmar.

Texto com informações de Michele Castilho e do Diário de Itapoá. Fotos de Franco Rodrigues.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar