Conheça o Projeto “Escolinha de Futebol Gol de Placa” Imprimir E-mail
Esporte
Sáb, 25 de Julho de 2009 10:58

Tudo começou com a vontade que João Claudio Soares tinha de trabalhar com crianças de até 15 anos. “A ideia é contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico das crianças de Itapoá. Meu principal objetivo é a área social, afastar as crianças das ruas e das drogas.

Se lá na frente, algum aluno conseguir alguma coisa boa dentro do futsal, ótimo. Mas, se com 18 ou 19 anos, eles estiverem trabalhando em outra área e estiverem bem, mesmo que não com o futsal, também está ótimo. O importante é que lá na frente eles sejam cidadãos”, comenta João Claudio, que teve a colaboração de Carolina Carvalho Capaverde (formada em Educação Física e com especialização em Recreação, Fisiologia e Saúde) na confecção do Projeto iniciado há, aproximadamente, um ano e meio.

O treinamento de futsal (futebol de salão) ocorre no ginásio de esportes de Itapoá, cedido pela Prefeitura, assim como o material, que ela também cede. “Se não fosse a Prefeitura, eu teria que custear o material e o ginásio, então eu nem poderia ter começado”, diz João Claudio que apesar de ter como núcleo o Ginásio de Itapoá, conta com alunos das mais diversas localidades do Município.

A Escolinha funciona desde o início do último mês de junho, com a turma sub-15 (de 12 a 15 anos). Atualmente, são 12 alunos que treinam às terças-feiras das 17h30min às 19h00min no Ginásio de Itapoá.

A Escolinha ainda não conta com patrocinadores. “Tive uma ajuda de custo para a confecção das camisas. Tivemos apoio do Coterra e da Imobiliária Atlântida. Contamos, ainda, com ônibus para o transporte ao campeonato, que foi cedido pela Praiamar, mas por enquanto não temos patrocinadores”, conta João Claudio.

Para os alunos não é repassado nenhum custo. Não é cobrada mensalidade e nem mesmo o trasporte para as competições.

No último dia 19 de julho, a equipe recebeu o convite para participar de um campeonato em Joinville. “Esse Campeonato é um circuito, que é feito por regiões, são 34 regiões, o Campeão e o Vice representarão a região na etapa final. Nós ficamos em 2º lugar e, com isso, fomos classificados para a final Estadual, que vai acontecer dia 07 e 08 de novembro, em Sul Brasil-SC (próximo a Chapecó). Estamos com a escola a apenas um mês e já conseguimos ficar em 2º lugar na região. Disputamos com times fortes e bem estruturados. Para Itapoá, é uma coisa inédita conseguir essa vaga para a final de um campeonato estadual. É um campeonato considerável, patrocinado pela Eletrosul e pelo Diário Catarinense. Isso é muito importante, pois é um incentivo para as crianças”, comenta João Claudio.

“Agradecemos a colaboração da Secretaria de Esportes, da Praiamar, da Atlântica Engenharia, de Juliano Oliva, Corretor de Imóveis, e do Coterra, mas para que possamos continuar com esse trabalho, necessitamos da colaboração de todos. Quem tiver interesse em ajudar ou conhecer melhor o projeto, pode entrar em contato comigo, João Claudio Soares, pelo telefone (47) 9624-4090 ou e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .O objetivo desse projeto é buscar um aumento para 48 alunos, divididos em quatro turmas, dois dias por semana. O projeto tem, exclusivamente, o caráter de inclusão social, devolvendo essas crianças à sociedade para que possam ter condições de igualdade, não sendo cobrado nenhum tipo de mensalidade, contribuição ou outro benefício das crianças, mantendo-se apenas com o apoio dos patrocínios”, completa.

Veja as fotos dos integrantes e do coordenador João Claudio:

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar