Itapoaense se destaca na segunda edição do Parajesc Imprimir E-mail
Esporte
Sex, 06 de Maio de 2011 13:33

Aluno RomárioFoi realizado entre os dias 27 de abril e 1° de maio a segunda edição do Parajesc (Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina), no município de São Miguel do Oeste. A etapa contou com a participação de vários atletas de todo o Estado em diversas modalidades, tais como: Bocha Paraolímpica, Atletismo, Judô, Natação e Tênis de Mesa, nos segmentos de D.I. (deficiência Intelectual) D.V. (Deficiência Visual) e D.F. (Deficiência Física) nos naipes masculino e feminino. Além disso, os atletas competiam nas seguintes categorias A (atletas na faixa etária entre 12 e 15 anos de idade) B (atletas com idade entre 16 e 19 anos).

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapoá, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, participou dessa edição dos jogos, para a qual enviou uma delegação, contando com a participação de dois atletas do Instituto de Educação Especial de Itapoá – (I.E.E.I./APAE): Wagner dos Santos (19 anos), que participou de provas de atletismo, salto em distancia, arremesso de pelota e arremesso de peso; e o atleta Romário Pedroso das Neves (13 anos), que competiu nas modalidades de atletismo (arremesso de peso) e também tênis de mesa. Os atletas itapoaenses estiveram sob os cuidados técnicos do professor de Educação Física Alan José Rezende da Silva e do acadêmico do curso de Educação Física, Jean Fernandes. “Foi a primeira vez em que o município de Itapoá participou de uma competição a nível estadual nessa classe. Para tanto, visávamos apenas vivenciar as atividades desenvolvidas, buscar um maior conhecimento e também fazer uma espécie de laboratório do nosso potencial.” comenta o professor Alan.

SUPERAÇÃO:
Foi então, com o desenrolar da competição que o nosso Atleta Romário foi obtendo um grande aproveitamento dentro do evento. Já no primeiro dia de competição, em meio a mais 18 atletas inscritos na prova de arremesso de peso (categoria A / Segmento D.I.), o aluno conseguiu o terceiro lugar  na prova. Isto Já era motivo de muita alegria, tanto para o atleta, quanto para a delegação e também para os familiares, que se mantinham sempre em sintonia. Posteriormente, na disputa da modalidade tênis de mesa, Romário acumulou duas vitórias seguidas e classificou-se para a final. Romário dependia apenas de si para sagrar-se campeão da modalidade, no entanto não conseguiu manter o mesmo nível técnico, vindo assim a perder para o atleta do município de Guaraciaba.

A Grande Conquista:
Embora o Atleta Itapoaense não tenha conseguido o feito de ser campeão da modalidade, Romário Foi convocado pela FESPORTE (Fundação Catarinense de Esporte) e integrará a delegação que representará Santa Catarina nos Jogos Escolares Paradesportivos Brasileiros, que acontecerá em São Paulo capital, no próximo mês de agosto, entre os dias 26 e 31. “Precisamos agora dedicar-nos aos treinamentos de forma mais intensa, conciliarmos as nossas atividades e buscarmos a nossa melhor forma para que possamos chegar ao brasileiro em condições de competir, mas antes ainda temos a participação no PARAJASC (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) que também acontecerá em São Miguel Do Oeste/SC e, dessa vez, teremos um grupo maior nas mãos para administrarmos e também mais modalidades para competirmos. Logo em seguida, no mês de setembro, teremos também a fase estadual das olimpíadas das APAE's, esta será em Joinville e, para nós, não será surpresa se conseguirmos emplacar novos nomes no cenário nacional” comenta o professor Alan.


Informações e imagens cedidas pela APAE de Itapoá e Prefeitura de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar