Confira como foi a 1ª Etapa do Circuito ASI de Surf Amador de Itapoá 2011 Imprimir E-mail
Esporte
Ter, 26 de Abril de 2011 19:58
1 Etapa do Campeonato de Surf ASI ItapoáUm evento para ser sempre lembrado. Essa é a impressão que ficou da primeira etapa realizada pela Associação dos Surfistas de Itapoá do circuito de surfe amador em 2011. Atletas locais, de outras cidades do litoral norte catarinense e do Paraná compareceram para dar show de surfe dentro do mar no pico do Carvalho.

“Estamos muito felizes com a realização dessa etapa. Criar uma associação para elevar o surfe itapoaense e revelar novos talentos e novos cidadãos de bem era um sonho antigo. Eu e o Rafa (Rafael Brito) sempre conversávamos sobre isso. Desde garotos, quando ainda tínhamos doze anos, nós já organizávamos alguns campeonatos. Então hoje olhar isso tudo acontecendo, sendo realizado, é muito gratificante. A primeira etapa foi show e para as próximas vocês podem aguardar coisas melhores. Queremos colocar Itapoá na rota do surfe catarinense de vez. Quero agradecer nosso amigo e padrinho da associação, o atleta Caetano Vargas que nos ajudou muito e de coração. Agradecer também ao Balu, nosso amigo e head judge oficial da associação, que trabalhou todos os dias nos ensinando e garantido a melhor concepção de notas aos atletas, ele que é uma pessoa renomada no meio do surfe, principalmente na porção norte do estado. Obrigado também ao secretário de esporte Sérgio Cavalo, que desde o início apoiou nossa idéia e ao Sr. Ervino Sperandio, prefeito da cidade. Muito obrigado, galera” diz Daniel Martins, presidente da ASI.

Na sexta-feira o evento começou com ondas na casa de meio metro, com formação boa, porém em algumas baterias mais próximas do final de tarde o vento atrapalhou um pouco. No sábado a condição era parecida, mas somente as finais foram para a água, com exceção das semifinais Open, assim o vento não teve muito tempo para atrapalhar. Durante a realização do evento tivemos tempo bom, com sol e sem chuva.

Todas as categorias apresentaram um bom nível, com baterias bem disputadas e com boas ondas surfadas. O destaque ficou por conta da categoria Open, que a partir do round 1 foi disputada em baterias homem X homem. Os atletas foram totalmente favoráveis a esse tipo de competição, já que são apenas dois atletas dentro da água, assim a chance de surfar uma melhor onda é mais fácil e também há o direito de prioridade na onda.

Na categoria Mirim (sub 16), tivemos a vitória do atleta de Barra do Sul, André Heiden, que é o atual líder do ranking catarinense na categoria Iniciantes (sub 14) e que representa Santa Catarina no campeonato brasileiro de surfe amador. Na segunda posição ficou o atleta de Itapoá, Maicom Fallgatter, seguido por Ueslei da Silva em terceiro e Nicolas Aviz em quarto. Foi uma bateria bastante ativa, em uma final de vinte minutos, aonde todos os atletas chegaram perto do seu limite máximo de ondas. Logo no início André cometeu uma interferência sobre o atleta Nicolas, mesmo com sua média de pontos prejudicada, André conseguiu achar algumas ondas salvadoras e levou para casa o primeiro lugar junto com os mil pontos no ranking.

A categoria Junior (sub 18) também foi muito disputada, com a presença de dois atletas de Barra do Sul e dois de Itapoá na grande final. Melhor para Barra do Sul, que com o atleta Fernando Paulino levou mais um troféu de primeiro colocado, ele que também é competidor do circuito catarinense de surfe amador realizado pela FECASURF e sempre consegue bons resultados. Fernando aplicou belas batidas de backside e conseguiu assim uma melhor pontuação para faturar. A segunda posição foi para o atleta André Heiden; seguido pelo atleta itapoaense Peterson Weiss, que partiu sua prancha ao meio durante a semifinal e na quarta colocação tivemos o atleta Rauli Ferreira, também de Itapoá.

Já a categoria que inicialmente era chamada de Joinville/Curitiba, passou a contar com a presença dos atletas locais. Era esperado um bom número de atletas da capital paranaense e da maior cidade do estado catarinense, porém não foi isso que aconteceu infelizmente. Devido ao baixo número de inscritos, a comissão técnica decidiu abrir a categoria também para os atletas locais, então a categoria passou a ser Joinville/Curitiba/Local. A vitória foi para o atleta de Joinville que treina em Barra do Sul, Arno Junior. Ele encontrou uma boa direita no meio da bateria para aplicar três manobras e levar o caneco para casa. Com a segunda colocação ficou o atleta itapoaense Gabriel Castigliola para surpresa da torcida local, Gabriel que voltou recentemente do Ceará onde disputou o brasileiro amador representando Santa Catarina, já que foi top-4 do circuito catarinense amador no ano passado e teve sua vaga assegurada, o atleta inclusive está na batalha por um patrocínio para continuar representando a cidade e o estado nas competições estaduais e nacionais; com a terceira colocação ficou o atleta Vinicius Kaminski e na quarta colocação o atleta Emanuel Ferreira, ambos de Itapoá.

A categoria Open proporcionou diversos momentos de emoção. Em baterias homem X homem a partir das quartas de finais os atletas fizeram bonito, surfando muito bem as pequenas ondas. Durante uma semifinal entre o atleta de Itapoá, Gabriel Castigliola e o atleta de Matinhos, Eric Barros, tivemos um dos momentos mais disputados. Os dois atletas estavam apresentando um ótimo repertório de manobras, mas Eric foi mais feliz nas escolhas de ondas e avançou para a grande final. Na outra semifinal o confronto era entre Arno Junior e Ronaldo Camarão, atleta itapoaense. Ronaldo Camarão usou muito bem a regra de prioridade e surfou uma direita muito boa, carimbando assim seu passaporte para a grande final. Na disputa entre terceiro e quarto, melhor para Gabriel Castigliola sobre Arno Junior. Gabriel achou duas boas direitas, buscou muita velocidade e executou dois belos aéreos para fazer uma das maiores pontuações de todo o evento, ficando assim com a terceira posição. Arno ficou com a quarta colocação.

Já na grande final entre o atleta paranaense, Eric Barros e o atleta itapoaense, Ronaldo Camarão, tivemos uma bateria de 30 minutos para uma melhor escolha de ondas. Os dois atletas remaram muito durante toda a bateria procurando as ondas, foi um confronto muito ativo, com show de surfe. Melhor para o atleta de Matinhos, Eric Barros que faturou a categoria Open, deixando na segunda colocação, Ronaldo Camarão, atleta que havia competido muito bem durante todo o evento.

A Associação dos Surfistas de Itapoá está muito feliz com a realização do seu primeiro evento que distribuiu quase 4 mil reais em premiação em pouco mais de um mês de existência. O balanço sem dúvida foi muito positivo, recebemos elogios de atletas e de pessoas que passaram por lá e viram a realização do trabalho sério, sem qualquer fim lucrativo. A ASI quer agradecer muito a todos que se envolveram com o evento, a todos os apoiadores, patrocinadores, divulgadores, apreciadores, atletas e amigos que ajudaram. Fica aqui um agradecimento especial a fotógrafa Augusta Gern, a Guta, que fez as fotos para a Prefeitura de Itapoá; ao fotógrafo Ricardo Brauer que fez as fotos para o jornal eletrônico Diário de Itapoá e que vai divulgar também em seu site e ao Marcos, fotógrafo do Jornal Destaque de Araucária. Agradecemos também a rádio 99.9 FM que divulgou o evento durante vários dias. Vale também ressaltar a ajuda do nosso Diretor Social, Tony Paese e sua namorada Grazi, proprietários do Muvee Music Box e da Sunset Shop que foram grandes apoiadores. Enfim, a ASI só tem a agradecer e dizer que a união da associação foi responsável pelo sucesso do evento. Nosso muito obrigado ao Caldeira, que nos ajudou com o sistema de som do evento e ao Jefinho, que esteve presente durante vários momentos. Sem a estrutura e a força dada pela Prefeitura Municipal de Itapoá, através da Secretária de Esporte e Juventude, esse evento também não seria realizado. Em breve divulgaremos em nosso blog o pré-calendário para 2011. Em nome de toda a Associação dos Surfistas de Itapoá, nosso muito obrigado.

Para quem quiser registrar qualquer opinião, fica aqui nosso e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Gostaríamos de avisar novamente que necessitamos de apoiadores. Quem quiser ajudar também, pode nos enviar um parecer para esse mesmo e-mail. Já vale deixar aqui também nossa vontade de enviar uma equipe pela primeira vez para o circuito catarinense interassociações. Precisaremos de locomoção, hospedagem e alimentação para toda equipe, os custos serão altos, mas a evolução para nossos atletas e a divulgação de nossa cidade em Santa Catarina será recompensadora. De acordo com o calendário da FECASURF teremos uma etapa em Florianópolis, na praia da Joaquina; outra em Barra Velha e a terceira em Laguna, no Farol de Santa Marta. Qualquer ajuda é totalmente importante. Nosso muito obrigado mais uma vez.

Segue o endereço da página virtual do fotógrafo, Ricardo Brauer para quem quiser conferir: http://www.fotowm.com.br/brauer/

Texto: Rafael Brito / Vice-presidente da Associação dos Surfistas de Itapoá
Fotos: Augusta F. Gern e Ricardo Brauer

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar