Diretor fala sobre seus planos à frente da Secretaria de Esportes do Município Imprimir E-mail
Esporte
Qui, 26 de Março de 2009 20:48

Na última terça-feira (24), o Diretor do Departamento de Esporte da Prefeitura Municipal de Itapoá, Senhor Claudio Sérgio da Costa Silva, compareceu à Câmara de Vereadores de Itapoá para fazer uma explanação acerca do Projeto Segundo Tempo, do Campeonato Municipal e da Gincana em comemoração ao aniversário do município.

Cláudio Sérgio da Costa Silva, mais conhecido como “Sérgio Cavalo”, iniciou dizendo que, oficialmente, a Secretaria de Esportes não conta com uma equipe formada tendo, tão-somente, ele como servidor.

Com relação ao Ginásio de Esportes de Itapoá, disse que até pouco tempo atrás o mesmo estava ocupado com donativos da época das chuvas de verão e que nos próximos dias será feita a troca das redes de segurança ao lado da arquibancada. Disse que está firmando parceria com a APP da Escola Frei Valentim, para facilitar o uso de suas dependências à comunidade. Ainda, disse que o espaço do Ginásio será utilizado pelo Projeto Segundo Tempo, três vezes por semana, de manhã e de tarde, para as crianças do centro de Itapoá e algumas outras do Saí Mirim. Nos outros períodos, ficará à disposição da APP.

Referente o Projeto Segundo Tempo, Sérgio disse que há um convênio com o Instituto Contato, em que eles oferecem alguns estagiários e a Prefeitura cede três coordenadores, que devem ser do quadro efetivo, mais três estagiários contratados. Todos eles prestam serviços e têm compromisso somente com o Projeto Segundo Tempo e não com a Secretaria de Esportes.

Ao ser questionado, pela Vereadora Márcia Regina Eggert Soares, sobre o início dos trabalhos do Projeto Segundo Tempo, levando em consideração que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata do prazo que os municípios têm para se adequarem ao período integral das crianças nas escolas, o Diretor de Esporte respondeu que o referido projeto encerrou-se no final de 2008 e, neste ano, foi pleiteada a renovação por mais dois anos. Por conta disso, houve uma demora no reinício, uma vez que foi necessária a juntada de documentos, bem como a vistoria nos possíveis lugares onde o projeto possa ser desenvolvido, mas, agora, o projeto poderá ficar no município por mais dois anos.

Desta maneira, o reinício do Projeto Segundo Tempo, neste ano, ocorrerá dia 1º de abril, em todo o Estado. A Vereadora Márcia justificou essa demora pelo fato de que este ano a verba para o projeto será arcada 100% pelo governo federal. No primeiro ano, a prefeitura arcou e no segundo foi o governo estadual.

O Vereador Joarez Antonio Santin (Barracão), Presidente da Câmara, questionou o Diretor de Esportes quanto às aulas de Judô, perguntando se vão continuar ou não. Completou, sugerindo que a Secretaria de Esportes inicie um projeto semelhante ao Segundo Tempo para que, no caso do próximo governo federal cortá-lo, o município não fique sem este atrativo para as crianças. Aproveitando os questionamentos, a Vereadora Márcia sugeriu que o Diretor apresentasse, à Câmara, um plano de trabalho, com os projetos que poderão ser colocados em prática neste ano, projetos, até mesmo, em parceria com as outras secretarias.

Nesse sentido, Sérgio Cavalo disse que o grande desafio da Secretaria de Esportes é implantar algum outro projeto que dê continuidade ao Projeto Segundo Tempo, para abranger os jovens que passaram da faixa etária limite, visto que estes se encontram ociosos por não mais poder participar de tal projeto. Ainda, menciona que atualmente, o projeto conta com seis núcleos, inclusive no Pontal e na Barra do Saí.

Finalizou o assunto, dizendo: “temos que começar a ter uma visão a médio e longo prazo, não se preocupando tanto com o imediatismo. Talvez seja necessário diminuir a quantidade de eventos que acontecem em apenas um final de semana, em que muito se gasta, para pensar em situações sistemáticas, em todas as secretarias, para atender a toda a população, de modo periódico, pensando na qualidade de vida da população itapoaense”.

Com relação à Gincana em comemoração ao aniversário de Itapoá, o Diretor de Esporte disse que pretende iniciar a divulgação na semana que vem. Sinalizou que os recursos aplicáveis na Gincana serão estreitos, porém, o projeto da Gincana foi encaminhado para algumas entidades, tais como Caixa Econômica Federal e Tecon e, agora, está aguardando o retorno das mesmas.

Por fim, referente ao Campeonato de Futebol do município, disse que, antes de iniciar qualquer trabalho, deve ser feito uma conscientização entre os clubes, visto que no último ano, o campeonato não seguiu com o objetivo saudável que deveria seguir. O Vereador José Maria Caldeira, como Presidente da Liga de Futebol, disse que irá agendar uma reunião com os integrantes da Liga e Presidentes dos Clubes para tratarem desse assunto, estendendo o convite ao Diretor da Secretaria de Esportes, que confirmou presença.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar