Diretor Geral da Câmara Municipal de Itapoá, Luis Carlos Zagonel Imprimir E-mail
Entrevistas
Dom, 22 de Fevereiro de 2009 11:06

O entrevistado dessa semana nasceu em Itapoá, no dia 23 de julho de 1976. Aos 32 anos de idade, o professor e corretor de imóveis que foi vereador na gestão passada e atualmente assume a direção administrativa da Casa Legislativa do Município, nos concedeu a seguinte entrevista.
1. Como foi sua experiência de vereador na legislatura anterior?
Muito significativa. A experiência foi formidável. Foi um sonho que realizei. A responsabilidade e a pressão fizeram-me crescer bastante. Tornei-me Presidente da Câmara sem ter experiência como vereador. No começo foi muito difícil, porém me fez correr contra o tempo e passei a estudar bastante para poder corresponder as responsabilidades que o cargo cobrava. Aproveito para agradecer àqueles que me deram essa oportunidade.

2. Você acredita que essa sua experiência como ex-vereador auxilia na nova jornada como Diretor Geral da Câmara Municipal de Itapoá?
Com certeza. Fui vereador e presidente da Câmara e essa experiência está sendo muito valiosa para exercer o meu cargo. O Setor Público é bem diferente do Setor Privado, pois no direito público só é permitido fazer o que a lei determina, já no Direito privado é permitido fazer tudo que a lei não proíbe. A administração da Câmara cobra muito da residência e o diretor tem como obrigação auxiliá-la. Para isso, a experiência desses últimos quatro anos ajuda bastante.

3. Qual a análise que se pode fazer sobre a atual estrutura administrativa da Câmara?
Fico muito feliz pelo concurso público e a efetivação dos funcionários, até porque em 2006 demos o pontapé inicial para que isso acontecesse. Demos entrada, na casa, com o Projeto de Lei que criava o Plano de Cargos e Salários do Legislativo, Lei esta, necessária para a realização do Concurso Público, essa lei foi aprovada e sancionada em 2007 e o concurso em 2008. A vantagem de ter funcionários efetivos facilita a administração e a continuidade dos trabalhos na mudança da legislatura e, ainda, podemos investir melhor em capacitação, pois não corremos o risco de capacitar e perder o funcionário, ou seja, desperdiçar dinheiro público.

4. Administrativamente, está prevista alguma mudança na Casa?
Sim, por determinação do presidente, estamos neste momento mudando a estrutura física da área administrativa, nos trilhos de uma tendência mundial e na busca de maximização da comunicação entre os funcionários. Todos trabalharão juntos em uma sala ampla e sem divisão de departamentos, o que provoca a interação com outras áreas e os deixa por dentro de tudo o que acontece na Câmara. Eu, mesmo, optei de deixar minha sala particular para ficar nessa mesma sala coletiva.

5. O Presidente da Casa, Vereador Barracão, disse em entrevista ao Diário de Itapoá que uma das prioridades da Casa Legislativa é a mudança da sede para um prédio próprio. Como você encara isso, administrativamente falando? Terão que ser feitas muitas adequações?
Será um grande avanço para o Poder Legislativo, pois além da economia gerada, trará mais conforto para os nossos munícipes, pois como todos sabem, o plenário é pequeno e não tem acessibilidade para nossos idosos e nem para os deficientes físicos. O Legislativo tem uma dívida moral e constitucional para como essas pessoas. Acredito que após essa mudança, anunciada na resposta da pergunta anterior, sobre a sala coletiva da área administrativa, já na sede atual, a nova sede não terá grandes mudanças na área administrativa.

6. De que forma a população Itapoaense pode estar interagindo e participando das ações da Câmara Municipal?
As sessões são abertas, tanto as ordinárias às segundas feiras das 19 às 21 horas, como as sessões extraordinárias. A Câmara, geralmente, realiza audiências públicas para tratar de assuntos de interesse público e audiências para tratar de orçamento e controle fiscal.

7. Existe algum projeto para reativação do website da Câmara Municipal de Itapoá?
Está em construção, com mão de obra de funcionário da própria casa, além do site com informações diárias, teremos abertura para consulta de legislação municipal, estadual e federal, consulta de matérias tramitando na casa, bem como projetos de lei, requerimentos e indicações, arquivos em áudio de sessões, reuniões e audiências públicas e transmissão ao vivo das sessões.

8. Quer deixar alguma mensagem para os munícipes ou turistas que acompanham o nosso site:
Primeiramente, eu gostaria de agradecer e parabenizar ao website. A todos os leitores do Diário de Itapoá, minhas saudações e um convite para que participem das reuniões e das sessões na Câmara de Vereadores, além disso para que visitem a Casa sempre que for preciso, estaremos à disposição.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar