ENTREVISTA: Carlito Custódio, Vereador e 2º Secretário da Câmara Municipal de Itapoá Imprimir E-mail
Entrevistas
Qui, 28 de Fevereiro de 2013 08:00

Carlito Custódio Júnior, vereador e 2º Secretário da Câmara de Vereadores de Itapoá 2013-2014.Vereador de Itapoá pela primeira vez, Carlito Custódio Júnior é de Cascavel (PR), onde nasceu no dia 02 de julho de 1963. Em Itapoá há 21 anos, ele conta que a qualidade de vida foi o que o atraiu para o Município. “À época, Itapoá era uma cidade muito pacata. Não havia poluição, como hoje, e as praias eram muito limpas”, comenta. De lá para cá, Carlito foi pescador, trabalhou na construção civil, foi professor e, atualmente, é funcionário público do Poder Executivo Municipal. “É uma história muito simples, praticamente igual a de todo cidadão itapoaense. Nesses 21 anos de Itapoá, meus filhos cresceram e tenho netos itapoaenses”, explica. Ele contabiliza 18 anos na Prefeitura, tendo sido secretário de Administração e Finanças em três mandados e presidente do IPESI (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Itapoá) em duas oportunidades. “Daí, para o envolvimento com a política, foi um passo”, considera.

A partir de agora, você confere a entrevista que o Diário de Itapoá fez com Carlito Custódio Júnior (PR), atual 2º Secretário da Câmara de Vereadores de Itapoá:

De que forma o senhor avalia o voto de confiança dos itapoaenses ao o elegerem? Como pretende retribuir essa confiança?
Como já mencionei anteriormente, o voto de confiança dos eleitores me delegou a obrigação de trabalhar por uma política voltada para o futuro de Itapoá, proporcionando um porto seguro para a comunidade e para o investidor, com geração de renda e emprego.

Qual a sua prioridade de trabalho em relação a projetos para o Município? Algum projeto que o senhor considere imprescindível?
A grande prioridade é o ordenamento jurídico do Plano Diretor, para que no investidor possa ter segurança ao vir instalar-se em Itapoá. Sem essa segurança, sem ter certeza do que é possível ou não no Município, o empresário não irá investir. Precisamos fazer um grande trabalho para recuperação de nossa orla, a fim de que a nossa praia sobreviva para nossos filhos, nossos netos e para o turismo. Outra prioridade importantíssima é a elaboração de um novo Plano de Carreira para os servidores, com o reajuste da tabela de salários, que já acumula uma perca de 40%.

Como o senhor avalia o trabalho do Poder Legislativo desenvolvido na gestão 2009/2012 que se encerrou no final do ano?

Foi um bom trabalho.

O que o senhor espera do Poder Legislativo Municipal nesta nova gestão (2013/2016)?
Espero que haja uma aproximação maior com a comunidade, bem como uma participação mais substancial da própria população. Somente através do diálogo e do debate político, os interesses de cada comunidade pode prevalecer.

E o Poder Executivo, gestão 2009/2012, como o senhor avalia?

Trabalhou com muito empenho e desenvolveu várias obras. Faltou investimento na Saúde.

O que o senhor espera da gestão 2013/2016 do Poder Executivo Municipal?

Que trabalhe de forma competente, preservando o patrimônio público, mas voltado para o social. Não podemos esconder o sol com a peneira. Existem muitas famílias carentes no Município, que precisam da atenção pública na Saúde, Educação e na Infraestrutura urbana. No Legislativo, além do nosso trabalho, vamos dar especial atenção para esses problemas.

Como o senhor avalia a recente concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Itapoá para uma empresa privada (a Itapoá Saneamento)?
Não é possível ainda uma avaliação, pois a concessionária está apenas há três meses e meio em atividade. Mas é uma grande oportunidade para o Município estruturar a rede de distribuição de água e iniciar o saneamento básico.

Há alguns anos, o Município passa por um sério problema, que é a erosão de sua orla marítima. Como o senhor avalia essa situação?
Como disse anteriormente, são urgentes as medidas de preservação de nossa orla. Necessitamos de parceria com o Estado e com a União para a execução de um projeto de recuperação. Mas para isso, o Município precisa de projetos, bem como a sua regulamentação. Este vereador está à disposição do Executivo para contribuir sem medir esforços para que se desenvolva um projeto urgente.

Como o senhor avalia o atual momento do nosso município?
É de suma importância que o Município se estruture para aporte do investimento privado existente, bem como o que está por vir, estabelecendo parcerias e aumentando a arrecadação. Itapoá vem sendo nos últimos Censos realizados pelo IBGE, a cidade que mais cresce no Estado, e isso é muito bom. Contudo, o Município precisa propiciar infraestrutura e projetos para um crescimento ordenado, bem como desenvolver políticas para que o cidadão itapoaense participe desse crescimento. O empresário e o comerciante de Itapoá devem ser incluídos nesse processo e não deixados de lado.

Qual a mensagem que o senhor deixa para a população itapoaense e, até mesmo, para os turistas que frequentam nosso município?
Vamos lutar juntos pelo futuro de nossa cidade, com garra, com a razão e com o coração.


A entrevista com o 2º Secretário da Câmara de Vereadores de Itapoá, Carlito Custódio, é a quinta de uma série que o Diário de Itapoá fez e está fazendo com personalidades e autoridades do Município. Em breve, outras entrevistas estarão sendo publicadas aqui no site. A intenção é mostrar um pouco mais de cada uma dessas personalidades.


Do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar