ENTREVISTA: Osni Ocker, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapoá Imprimir E-mail
Entrevistas
Seg, 25 de Fevereiro de 2013 08:00

Vereador e Presidente da Câmara de Vereador de Itapoá, para o biênio 2013/2014, Osni Ocker.Vereador de Itapoá pela segunda legislatura consecutiva, Osni Ocker nasceu em 18 de fevereiro de 1952 na cidade catarinense de Trombudo Central. Com 18 anos, ele saiu de sua cidade natal e foi trabalhar em Joinville. Casado com Ivani Ocker, o novo presidente da Câmara de Vereadores para a gestão 2013/2014 tem quatro filhos e cinco netos. Ele é evangélico e, há 40 anos, membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Em 09 de agosto de 1987, mudou-se para Itapoá com a sua família, onde passou a se dedicar à construção civil e à apicultura.

A partir de agora, você confere a mais recente entrevista que o Diário de Itapoá fez com Osni Ocker (PR), atual Presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá:

De que forma o senhor avalia o voto de confiança dos itapoaenses ao o elegerem novamente? Como pretende retribuir essa confiança?
Nessa última campanha (eleitoral de 2012), eu tive a felicidade de receber, pela segunda vez, o voto de confiança de meus eleitores e, também, a honra de conseguir novos votos. Isso, para mim, significa a conquista de novos amigos. Vou retribuir, mantendo meu estilo, que marcou minha gestão anterior, bem como a seriedade, a responsabilidade e, sobretudo, a transparência.

Qual a sua prioridade de trabalho em relação a projetos para o Município? Algum projeto que o senhor considera imprescindível?
Minha prioridade é a análise profunda dos projetos, no que tange aos seus efeitos, e o que eles trarão para o bem comum de nossa cidade. Quanto a um projeto imprescindível, acho meio difícil citar apenas um. Temos carência nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura, entre outras, mas vamos dar um destaque à Saúde, que é o que atinge diretamente o cidadão no seu dia a dia.

Como o senhor avalia o trabalho do Poder Legislativo desenvolvido na gestão2009/2012 que se encerrou no final do ano?
Foi uma gestão de responsabilidade e seriedade. Foi feito o possível para pautarmos os trabalhos dentro das normas e preceitos da ética política.

O que o senhor espera do Poder Legislativo Municipal nesta nova gestão (2013/2016)?
Como vereador e, também, Presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá para o biênio 2013/2014, o que espero da gestão atual desta casa é a maior transparência possível nos trabalhos. Uma administração coesa, voltada aos interesses únicos e exclusivos da cidade e sempre pensando em prol do cidadão, que é o que move um município. Temos a consciência de nossa tarefa e contamos com o povo para executá-la.

E o Poder Executivo, gestão 2009/2012, como o senhor avalia?

A última gestão do Executivo (2009/2012), ao meu ver,  ficou aquém das expectativas. Itapoá passou por transformações muito grandes e, na minha opinião, o Executivo não acompanhou o desenrolar dessa parte de nossa história. Vamos sentir, ainda, nos próximos anos, os efeitos disso.

O que o senhor espera da gestão 2013/2016 do Poder Executivo Municipal?
Que o Poder Executivo esteja realmente centrado nas necessidades básicas e prioritárias do Município, e que não são poucas. Quero deixar claro que a Câmara de Vereadores vai caminhar junto com o Executivo, sempre que o resultado for a satisfação e garantia do crescimento ordenado de nossa amada Itapoá.

Como o senhor avalia a recente concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Itapoá para uma empresa privada (a Itapoá Saneamento)?
O problema do abastecimento de água e do saneamento básico é uma preocupação de anos, que vem sendo sentida no dia a dia de cada morador e visitante de Itapoá. Não podemos esquecer que a água é a essência da vida. Então, é relevante que se tomem as medidas urgentes para a solução desse problema. Itapoá tem a obrigação de fornecer água de qualidade e saneamento de esgoto a seus munícipes. O modelo de administração privada tem o seu lado positivo. Toda empresa tem como meta o lucro e, para isso, precisa apresentar produto de qualidade, o que nos trás a esperança de obtermos, então, água e saneamento com essa qualidade, que tanto almejamos. Vale lembrar que a Câmara estará sempre fiscalizando esse processo, o que se confirma com a reunião que a mesa diretora fez com a empresa Itapoá Saneamento no início de janeiro, justamente para começar a acompanhar seus trabalhos.

Há alguns anos, o Município passa por um sério problema, que é a erosão de sua orla marítima. Como o senhor avalia essa situação?
Existem projetos que são de suma importância nessa área. Acho imprescindível que seja feito um trabalho de parceria entre os poderes executivo e legislativo, entidades, empresas privadas, e a população, para se alcançar êxito quanto à preservação de nossa Orla.

Como o senhor avalia o atual momento do nosso município?
Conforme dados do IBGE, Itapoá tem uma previsão de crescimento fantástica. Tanto que foi considerada a 5ª cidade que mais cresce no estado. Acho que esses próximos quatro anos serão importantíssimos nas áreas de investimento e captação de recursos, através de incentivos a instalações de novas empresas no Município. Estamos em um patamar que não tem mais como voltar, e nem o queremos. A cidade vai crescer, com ou sem ordem. É nossa função, digo de todos - Executivo, Legislativo, setor privado e do Povo - ordenar esse crescimento.

Qual é a mensagem que o senhor deixa para a população itapoaense e, até mesmo, para os turistas que frequentam nosso município?
Itapoá recebeu a benção de ser um lugar lindo, com paisagens paradisíacas. Minha mensagem, na verdade, é um convite aos itapoaenses e visitantes, para que se juntem a nós, pois serão bem vindos nessa tarefa de manter e aumentar a nossa qualidade de vida, e de transformar Itapoá numa cidade cada vez mais agradável e acolhedora.


A entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, Osni Ocker, é a segunda de uma série que o Diário de Itapoá fez e está fazendo com personalidades e autoridades do Município. Em breve, outras entrevistas estarão sendo publicadas aqui no site. A intenção é mostrar um pouco mais de cada uma dessas personalidades.


Do Diário de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar