Itapoá agora tem representatividade junto à Academia de Letras do Brasil Imprimir E-mail
Educação
Dom, 06 de Junho de 2010 21:30

A Academia de Letras de Itapoá, com participação efetiva da Prefeitura de Itapoá, realizou na última sexta-feira (29) uma solenidade para diplomação do escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro como Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Municipal de Itapoá.


O diplomado, Montes Ribeiro, é natural de Ponta Grossa (PR) e reside em nosso município desde 2007. Graduado em letras pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós graduado em artes plásticas pela Universidade de Artes do Paraná e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É autor de cerca de 10 livros publicados e hoje, além de exercer suas profissões de escritor, artista plástico, ator e chefe de cozinha, também é Diretor Adjunto de Educação e Cultura da Fundação Pró-Itapoá e agora Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Municipal de Itapoá.


A solenidade aconteceu na EMEF Euclides Emídio da Silva, na Barra do Saí, e contou com a presença do vice-prefeito Mario Eloi, o presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, professor Miguel João Simão, o ator e presidente da Fundação Nacional das Artes, Sérgio Mamberti, a deputada federal Ângela Amim, a diretora da Sociedade Cultural Brasil / Espanha embaixada da Espanha no Brasil, Nídia Andrade, o escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro, a acadêmica da Academia de Letras de Itapoá Poeta Cruz e Souza, Marli Zotto, o diretor da rádio 99FM e presidente da Comissão de Representação da OAB em Itapoá, Ademar Ribas do Valle Filho, além de vereadores, professores e comunidade local.


A diplomação foi acompanhada com apresentações locais como a Banda Musical de Itapoá, os alunos do Projeto 2º tempo do núcleo da Barra do Saí, o grupo de jazz coordenado pelo coreógrafo Claudinei Pereira da Silva, um teatro dos alunos da Escola Euclides Emídio da Silva sobre o "Castelo Ratimbum", em homenagem à Sergio Mamberti, e o coral da igreja Adventista da Barra do Saí.Também receberam homenagens os diplomados Amigos da Cultura Literária, sendo eles Sergio Mamberti, Angela Amin, Marli Zotto e Ademar Filho.O escritor Luiz Arthur, aproveitando a situação, realizou uma grande doação de livros à Escola Euclides Emídio da Silva, totalizando 180 volumes que irão incrementar o acervo bibliográfico.


A Academia de Letras do Brasil tem como objetivo a difusão cultural e incentivo às letras e às artes, e está sendo implantada em todo território nacional. Em Itapoá, o objetivo principal é a implementação do Projeto Academia de Letras Escolar. Segundo o escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro, o ser humano precisa alimentar o seu intelecto. "Precisamos aprender todos os dias de nossas vidas, a leitura é uma grande companheira para a nossa formação", afirma. 


Fonte: Prefeitura de Itapoá



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar