Projeto Golfinho previne crianças acerca dos perigos do mar Imprimir E-mail
Educação
Sáb, 14 de Fevereiro de 2009 16:51

Todos os anos, no período que corresponde à temporada, as praias de Santa Catarina recebem um grande número de turistas e veranistas e, com isso, aumenta também o número de acidentes no mar, decorrentes da falta de conhecimento das pessoas com relação aos perigos que ele oferece. Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, 40% das ocorrências registradas nesse período ocorrem com crianças de até 14 anos. Desta forma, com o objetivo de mudar essa estatística, surgiu o Projeto Golfinho.


O Projeto Golfinho, de autoria do próprio Corpo de Bombeiros Militar do Estado e existente a 11 anos, consiste em um programa educacional que busca ministrar a prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, lições de cidadania e meio ambiente, destinado a crianças e jovens entre 08 e 14 anos de idade. O Projeto é desenvolvido no nosso município há pelo menos cinco anos, sendo executado pelos Guarda-Vidas.

O Guarda-Vidas Eder Soares Gomes, responsável pelo Posto Guarda-Vidas da Colônia e que está na função há cinco temporadas, relata que “segundo a tabulação de ocorrências dos Guarda-Vidas Civis de Itapoá, os acidentes de banho com crianças de até 12 anos correspondem a 42% das ocorrências e, desta forma, o principal objetivo do Projeto Golfinho é prevenir as crianças sobre os perigos do mar. Além disso, o Projeto visa passar-lhes valores de cidadania e conhecimentos sobre a fauna e a flora marítima, de modo a desenvolver o convívio harmônico entre os participantes e o meio marinho.”

Nessa temporada o Projeto Golfinho foi realizado durante cinco dias do mês de janeiro (14 a 18), contando com 31 alunos formados no Posto Guarda-Vidas da Colônia (Posto das pedras) e 21 formados pelo Posto Guarda-Vidas da Tia Cida.

Veja as fotos do Projeto Golfinho:

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar