Projeto Oficina de Textos e comemoração do Dia do Teatro são realizados na Escola Euclides Emídio da Silva Imprimir E-mail
Educação
Dom, 28 de Março de 2010 18:47

Alunos comemoram Dia Mundial do TeatroFuncionando há pouco mais de um mês, o projeto "Oficina de Textos" da Escola Euclides Emídio da Silva, na Barra do Saí, está oportunizando a alunos do 6° ao 9° ano, um estudo mais aprofundado sobre a Língua Portuguesa.

 

As atividades extracurriculares realizadas no contraturno estão sendo coordenadas por dois professores da escola. Leitura, interpretação e escrita estão sendo estudadas a partir de várias tipologias textuais. Refletida em sala de aula, a experiência tem sido positiva e acredita-se que, a médio e longo prazo, os resultados se tornem ainda mais satisfatórios. O surpreendente é a consciência que os alunos têm quanto à importância deste projeto, tendo em vista o esforço, a participação e a assiduidade dos mesmos.


DIA MUNDIAL DO TEATRO

O dia 27 de março é comemorado mundialmente como sendo o dia do Teatro. E, para celebrar esta data, a Escola Municipal Euclides Emídio da Silva realizou uma apresentação teatral na última quarta feira, dia 24. A peça apresentada foi uma releitura da história Branca de Neve realizada pelo grupo “O corpo fala”, que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento da escrita, oralidade e expressões corporais dos alunos. O grupo integra, hoje, 42 crianças de todos os anos do ensino fundamental.

Nas escolas, o teatro permite um formidável desenvolvimento da capacidade criativa. A dramatização, sendo uma atividade de livre expressão, é um momento de espontaneidade, tornando-se um campo ideal para a criação. O valor educativo da expressão dramática reside no caráter integrador da pessoa, ou seja, desperta a sensibilidade, o senso crítico e os outros valores que fazem parte do ser social.

 

No trabalho com as crianças, mais importante do que tentar criar pecinhas é estabelecer condições para que elas possam manifestar-se corporalmente através da dramatização, da dança, da música, dos fantoches, da imitação, etc. Ao se manifestar corporalmente, a criança estará se expressando e utilizando-se de personagens para expor problemas de seu cotidiano. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cena, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos. O teatro promove oportunidades para que crianças, adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes históricos, operando em um modo coletivo de produção de arte.

As imagens da matéria são da comemoração do Dia Mundial do Teatro e as informações são da Prefeitura Municipal de Itapoá.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar