“Projeto Rádio Educativa” da Escola Estadual Nereu Ramos, patrocinado pelo TECON-SC, é um sucesso entre os alunos Imprimir E-mail
Educação
Ter, 23 de Março de 2010 08:12

Contando com o patrocínio do TECON-SC, o projeto “Rádio Educativa Escolar”, da Escola Estadual Nereu Ramos, nasceu com uma missão, ser um espaço democrático de diálogo, produção, difusão, promoção e acesso da comunidade escolar à informação, às ciências e às artes, inserindo o estudante em contato contínuo com os meios de comunicação e a sociedade.


A Rádio Educativa Escolar, além de ser um meio de integração sociedade-escola, proporciona ao educando contato com a rádio-difusão; dialogar com as diferentes formas de mídia; proporcionar momentos de lazer; ser de utilidade pública.

O objetivo principal da Rádio é combater problemas relacionados ao consumo de drogas e álcool, prostituição, pedofilia, tráfico de pessoas e crianças. Estas situações estão repercutindo, cada vez mais, nos debates públicos e a escola - enquanto espaço de socialização do conhecimento científico e cultural - não pode se omitir dessa discussão, conforme relata a equipe de apoio da Rádio.

Neste sentido, a Rádio Educativa Escolar possibilitará a professores e estudantes um debate mais qualificado abordando a PREVENÇÃO À DROGAS, ÁLCOOL, PROSTITUIÇÃO, PEDOFILIA, TRÁFICO DE PESSOAS E CRIANÇAS de modo atual e participativo.

O projeto foi desenvolvido e contou com o apoio de todo o coletivo de professores e equipe técnico-pedagógica da Escola Estadual Nereu Ramos, em especial a Diretora Jane Maria Scholze, Luciano dos Santos (pedagógico), Ighor Zakaluk (técnico) e Ricardo Bueno (operacional).

Conforme exposto ao DI, a Rádio Educativa Escolar incentiva a responsabilidade e respeito ao processo de formação dos estudantes, fundamentado no diálogo permanente entre professores, direção, equipe técnico-pedagógica, pais e alunos. A Orientação Educacional deve se constituir em fator primordial para a produção de conteúdo radiofônico pelos estudantes.


O projeto foi patrocinado pela empresa TECON-SC, a qual mais uma vez desempenhou um papel social decisivo para a comunidade escolar. O valor total do projeto é de R$ 7.500,00 que foram gastos na aquisição de mesa de som, computadores, microfones, reformas estruturais, caixas auto-falantes, entre outros gastos.


Conheça um pouco mais a Rádio Educativa Escolar

A Rádio Educativa Escolar transmitirá programas ao vivo e gravados por professores e estudantes, com conteúdos educativos nos recreios dos três turnos de funcionamento da escola. Os programas serão produzidos por professores e estudantes, a priori, em sala adaptada para a produção de áudio.


O projeto da Rádio Educativa seguiu o seguinte cronograma de implantação:

1) MONTAGEM E REVISÃO DO PROJETO
2) PESQUISA DE OPINIÃO JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, ANALISE E CAMPANHA NA ESCOLA
3) ENTREVISTA E SELEÇÃO DOS OPERADORES TÉCNICOS E COMUNICADORES
4) FORMAÇÃO DOS CONSELHOS ADMINISTRATIVO, ÉTICA, FISCAL E PEDAGÓGICO
5) CRIAÇÃO DO ESTATUTO
6) INSTALAÇÃO (ORGANIZAÇÃO; INSTALAÇÃO)
7) INAUGURAÇÃO (fevereiro de 2010)
8) VERSÃO ELETRÔNICA DA RÁDIO EDUCATIVA ESCOLAR



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar