Definida data para eleições dos diretores das escolas estaduais de Santa Catarina Imprimir E-mail
Educação
Sex, 04 de Setembro de 2015 08:41

As direções das escolas 1,1 mil estaduais de Santa Catarina serão escolhidas por meio de eleição com voto de professores, pais e alunos. Nesta sexta, 4, encerra o prazo para a inscrição dos planos de gestão escolar, documento exigido ao profissional com interesse em concorrer.  Consultores da Secretaria de Estado da Educação (SED) irão avaliar os planos inscritos pelos profissionais da educação.


Os escolhidos participarão de uma votação nos dias 26 e 27 de novembro e o diretor escolhido assume em 2 de janeiro de 2016. Nas escolas onde não houver eleição o cargo será indicado. Apenas profissionais efetivos da rede estadual podem inscrever o plano de gestão.

Além de professores, a vaga é aberta a assistente técnico pedagógico e efetivo do magistério. Entre as outras exigências, não ter mais de cinco faltas injustificadas nos últimos três anos anteriores e não se encontrar na condição de professor readaptado. A meta do governo do Estado é fazer com que a seleção valorize a participação da comunidade escolar no planejamento, decisão e gestão das ações pedagógicas e administrativas.

De acordo com a gerente de Educação Sra. Rosemar Aparecida Guerini Fiorentin, a nova forma de seleção valoriza a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa.

Requisitos básicos

O profissional interessado em elaborar o Plano de Gestão Escolar deve ser professor, especialista em assuntos educacionais ou assistente técnico pedagógico, efetivo do quadro do magistério público estadual; optar pelo regime de dedicação exclusiva; não ter sido destituído da função de diretor; ter concluído o transcurso de 12 meses a partir da remoção, não ter mais de cinco faltas injustificadas nos últimos três anos anteriores; e não se encontrar na condição de professor readaptado.

Inscrições

O período de inscrições encerra nesta sexta-feira, dia 4 de setembro. Todo o procedimento é feito on-line por meio do portal WEBGESC (http://sistemas2.sed.sc.gov.br/webgesc/).



Informações da SDR Joinville, com adaptações do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar