Ônibus Universitário: Secretaria de Educação divulga editais para a renovação e novas inscrições no transporte gratuito Imprimir E-mail
Educação
Seg, 19 de Janeiro de 2015 22:51

Nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2015, os alunos que já utilizam o transporte devem solicitar a renovação das carteirinhas, conforme os procedimentos apontados no Edital nº 01/2015 da Secretaria Municipal de Educação. No dia 06 de fevereiro será publicado no site da Prefeitura de Itapoá, o quadro de vagas remanescentes para novas inscrições, conforme o Edital nº 02/2015.


Entre os requisitos para novos alunos concorrerem ao transporte universitário gratuito:
- Ser morador do município de Itapoá;
- Estar matriculado em um curso de graduação; e
- Ser a primeira graduação.

Conforme o edital, o critério de classificação para preenchimento das vagas respeitará:
a) Maior tempo de escolaridade cursada no município de Itapoá; e
b) Maior tempo de escolaridade cursada no ensino público.

Os ônibus universitário começam a rodar a partir do dia 23 de fevereiro de 2015 até o dia 11 de dezembro de 2015.


Transporte Universitário 100% gratuito
Após polêmico Projeto de Lei no final do ano de 2014 que previa a cobrança do transporte, os estudantes conseguiram barrar a aprovação e garantir a continuidade do transporte universitário totalmente gratuito, com o pedido de retira pelo Prefeito.


Opinião do DI

Trata-se de uma política pública mantida pelo município de Itapoá para alavancar a qualificação técnica e científica dos moradores de Itapoá, especialmente pela falta de opções de universidades no Município. A preocupação com a educação deve ser pensada globalmente por todos os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade. A atitude propositiva em favor da educação deve partir de todos os segmentos da sociedade, para que possamos ter um futuro melhor, com mais cultura, mais respeito, mais conforto, mais segurança, enfim tudo a partir da elevação dos níveis educacionais do nosso país, nosso estado e nosso município. Para tanto, precisamos valorizar mais a carreira do professor, investir em infraestrutura e manutenção das escolas, e promover projetos pedagógicos condizentes com a realidade local e global, além de garantir oportunidades de ensino aos estudantes.


O ônibus universitário gratuito já ajudou centenas de jovens itapoaenses dispostos em continuar seus estudos em niveis superiores, e portanto merece aplausos e reconhecimento da comunidade. Já são quase 20 anos de manutenção do transporte gratuito. Trata-se de importante ferramenta pública para promoção do ensino e que garante a oportunidade aos jovens estudantes em ingressarem e se formarem em diversas áreas dos saberes. Parabéns ao Poder Executivo pela reconsideração e por garantir a oferta do transporte 100% gratuito a todos os itapoaenses.


Do Diário de Itapoá, com informações dos editais da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá.


Artigos relacionados:

- Prefeito desiste de instituir cobrança do ônibus universitário, e pede a retirada e arquivamento do Projeto

- Projeto de Lei sobre a cobrança do transporte universitário é rejeitado pelas comissões permanentes na Câmara

- Vereadores retomam discussão do polêmico Projeto de Lei sobre o transporte universitário nesta terça-feira (04)

- Polêmica: Prefeito propõe o fim do transporte universitário gratuito a partir da análise da renda familiar dos estudantes

Última atualização em Ter, 20 de Janeiro de 2015 21:04
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar