Alunos do curso técnico em portos visitam terminais portuários de Itajaí e Navegantes Imprimir E-mail
Educação
Ter, 15 de Julho de 2014 12:01

Nessa quinta-feira (10), os alunos do 4° ano do Curso Técnico em Portos da E.E.B. Nereu Ramos, participaram de uma visita técnica ao Porto de Itajaí e ao Terminal Portonave, no município de Navegantes.


Inicialmente os alunos visitaram a estrutura do Porto de Itajaí, inaugurado em 1977, de iniciativa pública. Foi registrado pela consultoria britânica Drewry´s, como o segundo porto do planeta em crescimento na movimentação de cargas, tendo como base os resultados do período de janeiro a setembro de 2010. Um ponto observado pelos alunos foi a localização do empreendimento, hoje totalmente inserido no centro da cidade, ficando nítida a dificuldade de mobilidade, carros e carretas transitando juntos em vias de pequeno porte. No porto de Itajaí os alunos tiveram contato com os projetos desenvolvidos pelo terminal nas áreas de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Também conheceram as medidas tomadas em casos emergenciais de vazamentos de óleo, produtos químicos e demais ações corretivas e preventivas de acidentes, bem como os equipamentos utilizados para cada situação.

No segundo momento, os alunos puderam conhecer a estrutura da Portonave, terminal privado inaugurado em 26 de Outubro de 2005. Hoje, com cinco anos de produção e após conquistas importantes como as certificações ISPS Code, ISO 9001 e ISO 14001, o Terminal continua crescendo e junto gerando o crescimento socioeconômico de todo o município. Após conhecer toda a estrutura do terminal, ficou nítida a diferença do funcionamento e força de investimentos entre um empreendimento público e um privado.

Um questionamento de interesse dos alunos foi identificar gargalos de cada terminal visitado. Em comum para os dois empreendimentos, a principal dificuldade aparece em relação à bacia de evolução, por tratar-se de um rio, margeado a cada lado por um porto, falta espaço na movimentação de grandes navios.

O uso de navios cada vez maiores como alternativa de transporte configura-se como uma tendência mundial, e apenas portos preparados para o recebimento desses navios conseguirão avançar no mercado.

Com o fim da visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outras realidades, dificuldades e desafios do mercado portuário. Instalou-se em cada um desses jovens um sentimento de orgulho pela cidade onde vivem, identificaram o grande potencial e campo de oportunidades que Itapoá oferece, sem contar o comentário geral de exaltação às belezas naturais de nossa terra.

Toda a atividade, contou com a participação da Prof° Karla Patrícia Sabatke, responsável pelas disciplinas técnicas do curso e da Coordenadora da turma, Prof° Gabriela de Paula Nascimento; e com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itapoá com a oferta do transporte, essencial para a realização deste sonho; bem como o Porto de Itajaí e Portonave que abriram suas portas em parceria ao projeto da E.E.B. Nereu Ramos.

Fonte e fotos: Escola Estadual Nereu Ramos, com adaptações do Diário de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar