Projeto Oral e Escrito - 5º ano Escola Frei Valentim Imprimir E-mail
Educação
Qui, 15 de Maio de 2014 23:57

projeto escola eeb frei valentimOs Projetos desenvolvidos nas escolas contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos na medida em que articula objetivos didáticos e objetivos comunicativos. Na linguagem escrita, o objetivo principal é promover uma interação maior dos alunos com o gênero biografia. Um gênero que possibilita pensar na história de cada um, como também entender as pessoas através da sua história de vida. Já na linguagem oral o projeto tem como objetivo o gênero literário relato. Resumir textos, fazer pesquisas, entre outras atividades envolvem os alunos para que no final do projeto apresentem um DVD com gravações individuais, onde relatam acontecimentos históricos que trouxeram transformações em nosso Estado.

Diante disso a professora Alair Maria Schneider Reolon, que trabalha com os 5ºs anos da Escola Municipal Frei Valentim está trabalhando o projeto com o auxílio da supervisora escolar Angela Maria Machado da Silva. E para complementar o desenvolvimento do trabalho oral, que tem como tema “Colonizadores de Santa Catarina”, os alunos além dos livros estão buscando informações no laboratório de informática da escola, com o objetivo além do DVD, criar slides apresentando as oito etnias que mais contribuíram para a colonização do Estado de Santa Catarina.

Também no dia 30 de abril a turma realizou uma aula de campo na Reserva Volta Velha, que se encontra em nossa cidade. Lá exploraram o ambiente e esclareceram dúvidas, mas o principal momento foi a conversa com o índio Yawaritsawa para a montagem de sua biografia. Depois voltaram a escola, com aprendizagens significativas e um rico material para a construção do projeto escrito.

Parabéns a professora Alair, supervisora Angela, alunos e demais envolvidos. Agora aguardamos o resultado final do Projeto.


Fonte: Charline Becher Iareski - Marketing Digital da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar