Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é realizado em Itapoá Imprimir E-mail
Educação
Sex, 16 de Outubro de 2009 00:13

O programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a versão brasileira do Programa Norte- Americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983. No Brasil, o Programa foi implantado em 1992 e hoje, consta com três cursos: PROERD para 4ª série ( 5° Ano), PROERD para 6ª série (7° Ano) e Curso PROERD para os pais. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

Em Itapoá, atualmente, o PROERD atende a alunos de 4º série (5° ano) por meio de um curso que dura de 10 a 12 semanas. O Programa consiste em aulas ministradas nas escolas no horário do professor regente da turma, uma vez por semana, não sendo uma disciplina à parte. Os alunos recebem apostila intitulada “Livro do Estudante”. Para participar da cerimônia de formatura, recebendo o certificado de conclusão do curso do PROERD, o aluno deve:
- preencher corretamente o livro do estudante;
- frequentar as aulas, tendo no máximo duas faltas;
- comportar-se bem;
- escrever uma redação para a formatura, mostrando os novos conhecimentos para outros estudantes;
- manter-se longe das drogas.

Ano passado (2008), foram formadas cinco turmas em Itapoá, mas somente algumas escolas participaram. Neste ano de 2009, o programa iniciou no segundo semestre, sendo implantado em todas as escolas do Município, envolvendo cerca de 350 crianças com idade próxima dos 10 anos. O programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresários da região.

As informações são do Policial Militar Osvaldir Barbosa, instrutor do PROERD em Itapoá, dedicando-se exclusivamente ao Programa, atualmente.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar