Alunos do quinto ano da Escola Frei Valentim apresentam trabalho sobre Energia Elétrica Imprimir E-mail
Educação
Qua, 27 de Novembro de 2013 11:19

Alunos do quinto ano da Escola Frei Valentim, em Itapoá, apresentam trabalhos sobre Energia Elétrica.No último dia 21 de novembro, as turmas do quinto ano matutino e vespertino, da Escola Municipal Frei Valentim, do balneário Itapoá, apresentaram um projeto desenvolvido no segundo semestre de 2013. A apresentação oral fez parte da sequência didática sobre Energia Elétrica.

A supervisão lançou a proposta de que maquetes ou slides para apresentação oral fossem elaborados. A  professora e os alunos aceitaram o desafio, e o resultado foi além das expectativas.

As turmas, com a mediação da professora, se dividiram em equipes, que escolheram o tipo de trabalho que preferiam elaborar (maquete ou slides).

No período matutino, as alunas Jaqueline Barbosa, Jeanna Ribeiro e Thaysa Gomes dos Santos pesquisaram sobre energia eólica, estudando a Usina de Palmas (PR). A outra equipe, composta pelos alunos Pedro Nagel Palandi, Rosângela Rudnik, Ana Gabriela Bueno Fidêncio, Luiz Rafael Machado Tetzlaf e Adirlei Pedro Coelho Júnior, pesquisaram sobre a Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (PR).

Do período vespertino, a equipe dos alunos Jocleison de Oliveira, Tiago de Souza Dutra Rocha, Alexsandro Zini Milanez, Matheus Herman Palmas, Henrique Gilmar Ferreira da Silva e Kethelyn Gracy Oliveira da Silva também pesquisaram sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Todos os trabalhos foram realizados com muita dedicação, leituras, pesquisas e aprendizagens. O estudo não focou apenas a construção e o funcionamento das usinas, mas ampliou também o conhecimento sobre a região onde elas estão instaladas. Foi abordada a cultura, o turismo e a população desses locais.

Os demais alunos dessas turmas formaram grupos e confeccionaram maquetes, que apresentaram aos colegas, relatando o que aprenderam durante os estudos realizados.

Para a socialização do projeto, foram convidados os alunos do quinto ano matutino e vespertino da Escola Municipal Ayrton Senna, de Itapema do Norte.

O trabalho contou  com o apoio da gestora Ana Cláudia, supervisora Ângela e monitora de Laboratório, Charline.

A Secretária de Educação, Terezinha Fávaro da Silveira, e a diretora pedagógica, Fátima Cristina de Araújo Pereira, assistiram as apresentações, junto à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Secretaria, “com bastante objetividade, clareza e domínio sobre o assunto, os alunos foram nota 10, e as apresentações de primeira”.


De Patrícia Braga Pacheco, da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá. Foto: Secretaria Municipal de Educação de Itapoá/ Divulgação.




 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar