Câmara Municipal e Prefeitura de Itapoá prestam homenagem ao Dia do Professor Imprimir E-mail
Educação
Ter, 15 de Outubro de 2013 17:49

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Itapoá publicaram e prestaram homenagem aos educadores de Itapoá, através de seus respectivos sites institucionais e mídias sociais.


A equipe do jornal Diário de Itapoá parabeniza todos os mestres de Itapoá, pelo serviço prestado ao desenvolvimento do nosso país. Acreditamos que os profissionais da educação, especialmente os professores, devem ser valorizados e respeitados, pois somente assim teremos um país mais justo, inovador, progressista e ordeiro.



História sobre o Dia 15 de Outubro – Dia do Professor

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Entre as medidas estabelecidas no decreto, destaque para as questões da descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.


Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.


A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Fonte: Wikipedia, com adaptações do Diário de Itapoá. Imagens dos sites da Câmara e Prefeitura Municipal de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar