Pais de alunos passarão a noite na fila para garantir vaga nas escolas da rede municipal de Itapoá Imprimir E-mail
Educação
Ter, 06 de Novembro de 2012 22:34

Fila na Escola Ayrton SennaNa escola Palhacinho Feliz, a primeira pessoa chegou às 12h de hoje (06) para garantir matrícula na escola que acontecerá às 07h30 desta quarta-feira (07). A aposentada Maria Clara tem 57 anos e chegou cedo com o objetivo de garantir vaga para a neta. Pela noite, trocou de turno com o filho, que passará a noite na fila.


A mãe Mayra Daniela Amaral relata a dificuldade para os pais dos alunos que precisam passar a madrugada na fila para garantir vaga aos filhos. “É muito difícil passar a noite aqui. Seria mais fácil se a secretaria de educação autorizasse a transferência direta da creche para a escola. Desta forma, muitos pais não precisariam mais enfrentar filas. Na rematrícula também teve espera de madrugada para conseguir garantir outro turno para as crianças.”.


Conforme a mãe Andressa Rubinho, a diretora da escola Palhacinho Feliz foi muito atenciosa com os pais e deixou a escola disponível. “A diretora Patrícia foi muito atenciosa e só lamentou não poder fazer mais para atender os pais.”. Andressa e outros pais organizaram uma lista num caderno, para evitar um desgaste ainda maior caso todos tivessem que passar a noite numa fila. Assim, os pais precisam permanecerem no perímetro da escola, mas não precisam ficar em fila.

Conforme comunicado publicado na sede da escola Palhacinho Feliz, o Maternal III é destinado para crianças de 03 anos completos até 31/03/2013, sendo 34 vagas (17 vagas matutino e 17 vagas vespertino). O Pré I é destinado para crianças de 04 anos completos até 31/03/2013, sendo 06 vagas matutino. E o Pré II é destinado para crianças de 05 anos completos até 31/03/2013, sendo 11 vagas matutino.

Situação na escola Ayrton Senna
Na noite desta terça-feira (06), por volta das 08h30, uma longa fila já tinha se formado no portão principal da escola Ayrton Senna. Conforme contato com a diretora Luíza Montalvão de Oliveira, a escola disponibilizará 20 vagas no período vespertino e 40 vagas no período matutino para os alunos do primeiro ano. Assim, muitos pais estão na fila para garantir o turno vespertino, já que este período possui uma quantidade de vagas menor. A diretora informou ainda que deixará a escola aberta e disponível aos pais, para que fiquem mais confortáveis. Também disse que a escola irá respeitar o zoneamento, e que se eventualmente faltar vagas, então os alunos serão encaminhados para a escola Claiton.

O aposentado Osvaldino de Oliveira, de 67 anos, foi o primeiro a chegar na fila do escola Ayrton às 16h30 de hoje (06) para matricular o neto na primeira série, no turno da manhã. Osvaldino é ex-morador de Joinville, e disse que é revoltante ter que enfrentar uma fila dessas. Completa lamentando que esse problema infelizmente não acontece somente em Itapoá, já que o descaso é geral no Brasil todo, até mesmo em Joinville.

Situação na Creche Primeiros Passos
A Creche Primeiros Passos também está muito disputada pelos pais de alunos. Maricele de Oliveira chegou às 15h30, e relata que teve que sair direto do trabalho para enfrentar um fila que se extenderá a noite toda. “Trabalho no comércio e acho muito desgastante ter que enfrentar uma noite inteira na fila depois de passar um dia inteiro no trabalho. Mas preciso muito fazer a matrícula da minha filha Maria Clara no Maternal 1, no período integral.”.

Em comunicado publicado em sua sede, a Creche Primeiros Passos só efetuará matrícula com a devida documentação exigida pela escola e também conforme o zoneamento escolar. Há 17 vagas para o Maternal I período integral e 01 vaga Maternal I meio-período. Já para o Maternal II há 17 vagas no período integral e 04 vagas em meio-período.
 


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar