Provinha Itapoá é aplicada pela Secretaria Municipal de Educação de Itapoá Imprimir E-mail
Educação
Qua, 31 de Outubro de 2012 14:04

Provinha Itapoá é realizada.Nos últimos dias 24 e 25 de outubro, foi aplicada a Avaliação Diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos da Rede Municipal de Ensino, do 3º ao 9º ano.

Durante o ano, são aplicadas outras avaliações diagnósticas, sendo a Prova Brasil, aos alunos do 5º ao 9º ano, a Provinha Brasil, para alunos dos 2ºs anos e esta que é a Provinha Itapoá.

A Provinha Itapoá tem o intuito de promover um diagnóstico da situação do ensino na Rede Municipal. Por isso, é importante a participação de todos os alunos, a fim de que os professores, a escola, e a Secretaria Municipal de Educação tenham um espelho do ensino-aprendizagem.

A aplicação da Avaliação Diagnóstica é realizada por profissionais da Educação, que atuam fora da sala de aula e não possuem vínculos com a escola em que aplicaram a prova.

Os estudantes contaram com uma hora e meia para realizar o teste. Foram 10 questões para cada disciplina.

Finalizadas as provas, os monitores deixaram as mesmas com os gestores escolares e levaram apenas o gabarito para a Secretaria de Educação, de forma a oportunizar aos docentes conferirem o que foi cobrado na avaliação.

Dessa forma, é possível a esses professores articularem os resultados em sala de aula, possibilitando uma nova intervenção pedagógica nos conteúdos trabalhados.

Já a Secretaria Municipal de Educação, com isso, tem um panorama de como está a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal.

“Educação não transforma o mudo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” (Paulo Freire)

De Terezinha Fávaro da Silveira (coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá), com adaptações do Diário de Itapoá e fotos cedidas pelas escolas.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar