Alunos da rede pública de ensino participam de evento em comemoração ao dia do índio Imprimir E-mail
Educação
Qua, 02 de Maio de 2012 00:05

Comemoração dia do Índio em Itapoá No dia 24 de abril, foi realizada uma apresentação indígena, feita por Yawaritsawa Trumai Waura, que é representante das etnias Trumai e Waura, ambas do Xingu no Mato Grosso, em comemoração ao dia do Índio (19 de abril), nas dependências da Reserva Volta Velha.


Yawa, como é chamado pelos amigos, conversou com os alunos das escolas municipais Alberto Speck e Euclides Emídio da Silva, em seu dialeto (Trumai) e em português.

Ele contou para os alunos um pouco do cotidiano da tribo, dizendo também, como é feita a construção de uma oca, como é a caça e a pesca, além de falar sobre danças e outro rituais. Yawa, fez ainda uma demonstração de arco e flecha, para os alunos verem qual a distância que a flecha é lançada.

Duas apresentações foram realizadas, uma pela manhã e outra pela tarde, com um número de aproximadamente 100 alunos atendidos. “Oportunidades como esta, são de grande importância para os alunos, para que possam conhecer uma outra cultura, totalmente diferente de nós homens brancos. Além do que, a vivência na Reserva Volta Velha, nos possibilita conhecer uma parte de Itapoá que ainda é pouco conhecida pelos itapoaenses.”, comenta o professor Ricardo Brauer.

Os responsáveis pela visita agradecem a Ana Maria Machado e seu marido Yawaritsawa Trumai Waura que receberam os alunos na área da fazenda.

Fotos e informações de Ricardo Brauer.


Última atualização em Qua, 02 de Maio de 2012 09:30
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar