Alunos da Escola Euclides Emídio da Silva participam de atividade em referência ao Dia Mundial da Água Imprimir E-mail
Educação
Qua, 28 de Março de 2012 14:57

No último dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água e os alunos da Escola Euclides Emídio da Silva participaram de um concurso interno dentro de cada sala de aula. A atividade foi organizada pelo professor Ricardo Brauer, da disciplina de Ciências. Os alunos participantes demonstraram todos os seus sentimentos em relação a este bem tão precioso para todos os seres vivos, que é água. Confira, na íntegra, os textos escolhidos como os melhores de cada categoria participante:


Categoria 6º ano, aluno Vinícius Fernandes Goiz


“Água Potável


Água é muito importante para o nosso corpo, sem água, a gente não viveria mas pena que nem toda água que existe em nosso planeta seja potável. O Brasil é o país que mais tem água, mas os brasileiros desperdiçam muito. Tem gente que precisa e não tem, como em alguns lugares do mundo por isso tem gente que precisa se conscientizar para parar de desperdiçar água. Em várias partes do mundo, pessoas passam necessidade de água.

Em vez de desperdiçar água em calçadas, no banho, as pessoas poderiam doar parte do que gasta para pessoas que não tem acesso, pois muita gente no Brasil passa sede. As pessoas precisam se conscientizar porque água é vida. Com tantos lugares bonitos como os mares, cachoeiras e rios, temos que preservar para que durem para sempre. Por isso, não devemos jogar lixo nos rios muito menos no mar. Se a gente preservar, teremos fontes naturais a vida toda. Preserve!”



Categoria 7º ano matutino, aluna Luana Karoline Grabias


“Água


O que é água para nós?
Algo importante ou sem valor?

Pois é, pra mim é o meu tudo e aposto que você pode não pensar assim, mas sem ela você não viveria. Nesse momento, temos que parar e pensar que ela é nosso centro de vida e exatamente por esse motivo temos que cuidar dela, pois sem ela não vamos nem hoje e nem nunca viver. Aliás, não apenas nós seres humanos, mas nenhum ser vivo.

Muita gente sabendo bem que a água está acabando por desperdício de alguns, continuam insistindo no erro. O Brasil, é um dos países que mais desperdiçam água no mundo inteiro, cerca de 35% é desperdiçado antes mesmo de chegar em nossas torneiras. Por isso, temos que nos ligar que água não é capim, que tira um e cresce outro e sim que acabando, não voltará mais.

Se liguem, vamos cuidar da água pois ela pode acabar quando a gente menos esperar e todos nós morreríamos por isso. Pare e pense, faça o bem para todos nós e ganhe uma nota 10 do planeta, cuidando do nosso ciclo de vida.”



Categoria 7º ano vespertino, aluna Josicleia Bastos

“A água é uma dádiva dada por Deus para os seres humanos. Sabemos que a natureza e suas qualidades são importantes para todos os seres vivos. A água, mesmo sendo tão valiosa que algumas pessoas dão valor, mas muitas não dão valor a esta maravilha.

Então meus amigos, já é tempo de colocar a nossa ajuda em ação, ajudando nosso planeta a sorrir, pois sabemos que a água é de extrema importância para a vida.

A água é fator mais importante em nosso planeta e não são todos os lugares que possuem. Por isso, vamos ajudar para não acabar. Já imaginou o que seria de nós sem água? E você, já ajudou a manter nossas fontes de água preservadas? Ainda dá tempo de você ajudar!!!”



Categoria 8º ano, aluna Juliana Dantas Silva


“Água

A água é algo essencial para a vida. Tanto que boa parte do nosso planeta é coberto por ela. A água tem tanta importância que foi dado um dia especial a ela, o dia 22 de março.

O Brasil, é o país que mais tem água potável no mundo, porém, o desperdício é de 35% antes de chegar em nossas casas. Não é só antes de chegar as torneiras de nossas casas, as pessoas não sabem economizar: deixam torneiras ligadas, banhos muito demorados, etc.

Hoje em dia existem muitas campanhas contra o desperdício da água, pois pode se ter uma grande quantidade dela, mas a água potável é muito pouca.

Aos poucos, acredito que a população vai se tocar que sem água é como se não tivesse nada. Com essa consciência, as pessoas iriam ajudar o planeta, assim terão um mundo bem melhor para se viver.”




Categoria 9º ano matutino, aluna Alana Franciele Hebert



“Água, fonte de toda vida

Você já parou para imaginar sua vida sem água? Pois é, não tem como. Será que só aprenderemos a valorizar quando não tiver mais?

Será mesmo que o ser humano pode ser tão estúpido a tal ponto? É, cada vez mais achamos que sim, cada vez mais desperdiçamos mais do que utilizamos e esquecemos de lembrar que um dia ela acabará.

A água é tão importante que tem um dia mundial dedicado a ela 22/03. Você deve estar pensando porque a água tem um dia dedicado a ela, sendo que nem o ser humano tem. Pois é, para você ver como ela é importante.

Acho que está mais do que na hora de acordarmos e pararmos definitivamente com o uso inadequado da água. Porque depois que ela acabar, será tarde demais.”



Categoria 9º ano vespertino, aluna Amanda Vanessa Peres Hattenhauer


“Água


Pessoas com sede
Sem água para beber
Pois sem água
Ninguém consegue viver

Já pensou se a água
Do Brasil acabar
Imagine como
Iremos ficar
                
Por isso, água temos que economizar

Água gelada
Caindo da cachoeira
Água todo dia
Saindo da torneira”


A todos os alunos participantes, os parabéns por se engajarem na proposta e entenderem a importância da água e de seu uso racional.


Do Diário de Itapoá, com texto de Ricardo Brauer/DI.

Última atualização em Qui, 29 de Março de 2012 22:25
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar