Itapoá desenvolve Programa Saúde na Escola Imprimir E-mail
Educação
Qua, 07 de Março de 2012 07:54

Programa Saúde na Escola é realizado em Itapoá.Iniciou nessa segunda-feira (05), em todo o país, a Semana de Mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE), resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. Com o tema a obesidade em crianças e adolescentes, o objetivo é reforçar a prevenção à saúde dos alunos e construir uma cultura de paz nas escolas.

Até esta sexta-feira (09), alunos com idade entre 5 e 19 anos, que frequentam as escolas de todo o país, terão uma programação diferenciada, e isso se confirma no município de Itapoá. Através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, cada escola da cidade está desenvolvendo atividades referentes ao tema.

Com o apoio das unidades de saúde de cada localidade, as escolas estão desenvolvendo diferentes concursos de redação, desenho, teatro, escultura e até fantasias sobre a temática alimentação saudável. Algumas unidades estão promovendo palestras, discussões e apresentações teatrais aos estudantes, outras implantarão hortas para o uso da Escola.

A Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, na Barra do Saí, iniciou suas atividades nessa segunda-feira (05), distribuídas em estações, em que, durante esta semana, todos os alunos participarão das dez atividades desenvolvidas: palestra com nutricionista, apresentação teatral da Unidade de Saúde do bairro, jogo de ludo sobre o tema, palestra sobre cardápio com o médico responsável pela unidade de saúde da localidade, construção de paródias, mostra de vídeos e filmes, verificação do IMC (Índice de Massa Corporal) de cada aluno, confecção de hortifrutigranjeiros com argila e a construção de uma horta.

A Escola Claiton Almir Hermes, no São José, também iniciou as atividades nessa segunda-feira, com a realização de ginástica laboral com todos os alunos, professores e equipe pedagógica. Nessa terça-feira (06), os alunos da educação infantil participam de uma caminhada nas ruas da cidade e, os de ensino fundamental, de uma palestra com a nutricionista do Município. Durante a semana, também haverá mostra de filmes e palestras com profissionais da saúde.

As Escolas Municipais João Monteiro Cabral, Frei Valentim, Monteiro Lobato, Ayrton Senna e Alberto Speck, bem como a Escola Estadual Nereu Ramos, também desenvolverão palestras, exames biométricos com alunos e comunidade, caminhadas e piqueniques, de acordo com o projeto organizado junto às unidades de saúde. As pré-escolas e creches municipais também estão participando da programação, com contação de histórias, passeios e atividades junto aos pais e às Escolas da localidade.

Para finalizar a semana de intensas atividades, as secretarias de Saúde e de Educação, com o apoio da Secretaria de Esporte e Juventude, realizarão neste sábado (10), o 1° Passeio Ciclístico do Programa Saúde na Escola. O evento iniciará às 09h30min, com saída da sede da Prefeitura. Haverá sorteio de brindes e de duas bicicletas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local de saída, a partir das 8h30min. A Prefeitura de Itapoá convida todos a participar.


Clique aqui e confira mais informações sobre o Programa Saúde na Escola no âmbito federal.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar