3º Encontro Estudantil sobre Infância e Adolescência é realizado na Escola Euclides Emídio da Silva Imprimir E-mail
Educação
Qua, 28 de Setembro de 2011 08:05

3º Encontro Estudantil sobre Infância e Adolescência é realizado na Escola Municipal da Barra do Saí, em Itapoá SC.Na última sexta-feira (23), foi realizado o 3° Encontro Estudantil sobre a Infância e a Adolescência. O evento teve como objetivo principal o resgate dos valores morais e éticos, desde o passado até os dias atuais, em que as mudanças ocorrem de forma extremamente dinâmica. O Encontro trouxe à tona questões que envolvem crianças e adolescentes, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, alertando-os sobre os riscos frequentes e orientando-os com clareza sobre as consequencias de seus atos.

Foram discutidos assuntos como: bullying, pedofilia, cyberbullying, abandono de incapaz, violência doméstica, menor infrator, uso e abuso de drogas, prostituição infantil e homofobia, de forma bastante didática, com estudo e socialização de casos, oficinas, apresentações ao público e avaliação do Encontro.

Esse trabalho envolveu alunos dos anos finais, os quais foram divididos em dez equipes e orientados por um coordenador de grupo (professor ou convidado) para ler, debater e apresentar solução para o caso estudado. Os temas abordados são importantes para despertar a criança, o jovem e, sobretudo, os pais e educadores sobre a urgência de se buscar soluções para a redução dos problemas estudados.

A Escola recebeu convidados de outros segmentos, sendo a promotora de Justiça, Dra. Barbara Elisa Heise, as conselheiras tutelares, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, a Secretária de Educação, o Diretor Pedagógico, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e a Coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação.

Texto de Lucy Helena Wielewick (professora de Língua Portuguesa e autora do Projeto), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira, da Secretaria Municipal de Educação (SME), e do Diário de Itapoá. Fotos: Ricardo Brauer/DI.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar