2ª Meia Maratona Ecológica movimenta Escola Euclides Emídio da Silva Imprimir E-mail
Educação
Ter, 06 de Setembro de 2011 19:21

Parceria entre Apremai e Escola Euclides Emidio da Silva promove 2ª Meia Maratona Ecológica na Barra do Saí em Itapoá.Prevista para ser realizada nos dias 08, 09 e 10 de agosto, a 2ª Meia Maratona Ecológica da Apremai (Associação de Proteção da Reserva do Mangue da Barra do Saí), em parceria com a Escola Euclides Emídio da Silva, só pode ser finalizada no último dia 30 de agosto.

No dia 08 de agosto, foi dado início ao projeto com uma palestra sobre o mangue e a apresentação de vídeos e imagens educativas. Em seguida, foi realizado o “Passa ou Repassa”, com a supervisão do professor de história Dionísio Tesluk. Essa atividade contou com desafios em grupos formados por alunos da mesma sala das turmas de 6º ao 9º anos. Os desafios foram os seguintes:
1- Perguntas e respostas;
2- Torta na cara;
3- Circuito com diversas provas a serem cumpridas.



A segunda etapa do projeto seria realizada no dia 09 de agosto, porém foi adiada devido ao mau tempo, só sendo realizada no dia 15. Essa etapa foi dedicada à panfletagem em relação à conscientização e preservação ambiental junto à comunidade local.

O terceiro dia de provas, que seria realizado dia 10 de agosto, também foi adiado e só pôde ser realizado no dia 30. Na manhã desse dia ocorreu a 2° Meia Maratona Ecológica, que contou com mais de 90 inscrições e teve a supervisão da professora de Educação Física Elenice Cordeiro. Os inscritos foram divididos em categorias, sendo elas:

7 a 8 anos, 100m masculino, que teve a seguinte classificação final:
Guilherme Dunk Santana
Gustavo Rafael Neuber Cabral
Emerson Carneiro Leite

7a 8 anos, 100m feminino, com a classificação final:
Luana Oliveira da Silva
Sara Ribeiro Vieira
Larissa da Rosa Pereira

7 a 10 anos, 200m masculino, com o seguinte resultado:
Leonardo Vieira Diavão
Alexandre Costa de Oliveira
Antonio Marcos Menezes de Souza

7 a 10 anos, 200m feminino:

Karolay Correa Tedesco
Laira Gabriela Fernandes

7 a 10 anos, 100m masculino, com barreiras:
Pedro Henrique Ranger
Diogo Martins da Silva
Bruno Eduardo Pazzato

7 a 10 anos, 100m feminino, com barreiras:
Danielle Silveira Venâncio
Stheffany Schmitz de Jesus
Kauana Dallacort de Sá Ribas

11 a 12 anos, 200m masculino:
Bruno Fidelis Zoellner
Victor Henrique Ribeiro dos Santos
Denis Franco

7 a 12 anos, 200m feminino:
Estéfany Fidelis Zoellner
Maria Carolina Lima de Melo
Mariana Arins

7 a 14 anos, 400m masculino:
Everton Glinski
Diego Monteiro da Silva

7 a 14 anos, revezamento 4x400m masculino:
Lucas de Oliveira Felício, Thiago Mendes de Chaves, André Gomes e Emerson, Henrique Costa dos Santos
João Paulo Fernandes, Hércules Miranda Darago, Anderson Tavares Correa e Allan Vitor Ramos de Oliveira



No turno na tarde do mesmo dia 30 de agosto, foi realizada a gincana com a supervisão do professor de ciências Ricardo Vinícius Brauer. Essa etapa ocorreu dentro da Escola. Havia uma atividade que deveria ser realizada nas dependências da reserva da Apremai, porém devido às fortes chuvas, essa atividade foi cancelada. A etapa, então, foi realizada em equipes de 6 alunos de diferentes salas, e contou com as seguintes provas a serem cumpridas:
1- Grito de guerra da equipe;
2- A moeda mais antiga;
3- Elaboração de texto sobre o mangue;
4- Paródia;
5- O melhor boletim;
6- Hino Nacional: cada equipe deverá escolher um membro para cantar o hino.

Ainda, foi adicionada uma prova extra: a representação do mangue em forma de desenho.



A classificação final ficou da seguinte maneira:


1º OS SMURF´S, composta pelos alunos: André Gomes, Bruno Fidelis Zoellner, Heloísa Nardes Gomes, Hiago Budal Arins, Mariana Arins e Vinícius Fernandes Goiz. Essa equipe totalizou a gincana com 710 pontos.

2º CONTRA ATAQUE, composta pelos alunos: Bruna Jaqueline Bilck, Estéffany Fidélis Zoellner, Iracema de Oliveira Fernando, Luana Karoline Grabias, Maria Carolina Lima de Melo e Matias Alves do Rosário. A equipe totalizou 690 pontos.


3º NOVA GERAÇÃO, composta por Carlos Eduardo Peres Hattenhauer, Diego Monteiro da Silva, Julio Wielewicki Farinha, Otavio Ruan Pires, Victor Hugo Nascimento Claudino, Victor Hugo Monteiro Leite. A equipe finalizou com 410 pontos.

A gincana contou ainda com as equipes PANTERA, DINAMITE E SMURFETES.

Embora cada etapa tivesse um professor responsável, toda a equipe da escola teve fundamental importância, pois as atividades necessitavam de várias pessoas para que tudo saísse da melhor maneira possível. Projetos como esse faz com que os membros da escola (alunos, professores, equipe pedagógica, gestora e voluntários) se aproximem e, dessa forma, eles interagem e fazem com que os objetivos da escola seja alcançados. Com isso, a produção do conhecimento acontece e todos os envolvidos saem ganhando.


A Apremai agradece a todos os patrocinadores, organizadores, professores, alunos e voluntários, pela parceria em mais esse projeto exemplar.

Mais informações com o Presidente da Apremai, Carlos Sentone, pelo fone: (47) 9206-0947, diretamente na sede da Reserva, localizada à rua Tupy (rua 60), n° 242, final da rua, na Barra do Saí, em Itapoá ou pelo site www.apremai.org.br.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar