Reserva Volta Velha celebra dia do índio com aula na oca para estudantes Imprimir E-mail
Educação
Sáb, 18 de Abril de 2009 14:00

Atividade faz parte do programa de educação ambiental apoiado pelo Funturismo.


O Centro de Educação ao Ar Livre da Reserva Volta Velha, em Itapoá , comemora o Dia do índio que será no domingo(19), com uma vivência indígena, sobre a cultura e tradiçoes dos povos do Xingu. A atividade será no próximo sábado (18) às 14h. A sala de aula será uma oca das tribos dos Waurás, construída na reserva pelo indío Yawaritsawa Trumai Waurá, mais conhecido como Yawa . O educador é o próprio indigena da tribo do Alto Xingu no Mato Grosso e os alunos são estudantes da rede pública de ensino e professores.

O indio Yawa dará lições sobre a construção da oca, utilizada como espaço educativo, os costumes, idiomas, culinária, caça e pesca, música, as pinturas e seus significados, as diferentes danças para cada cerimônia na tribo. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar a cultura, a começar pela pintura nos rostos num ritual infantil, dançando junto com o professor indígena. As crianças vão aprender também sobre a rotina dentro da oca, como os indígenas se alimentam, dormem e o local da fogueira. A atividade terá duas horas de duração. Segundo, Yawa, ao conhecer um pouco mais sobre a cultura do País, aprenderão a valorizar e respeitar a natureza e as pessoas. " O mais importante é que eles vão conhecer como nosso povo consegue sobreviver, sem as tecnologias do mundo urbano, algo que eles não tem noção", afirma o índio professor de educação ambiental

A vivência faz parte do projeto Acantonamentos, desenvolvido para estudantes de quinta e sexta séries, das redes municipal e estadual de ensino de Itapoá. O programa foi inspirado no modelo de estrutura pedagógica de Glen Helen Outdoor Education Center, em Ohio, Estados Unidos, instituição com 50 anos de experiência em educação ao ar livre, através de uma parceria. As lições de educação ambiental, são integradas ao ensino de valores sociais como cooperação respeito, senso responsabilidade, companheirismo e solidariedade, diferencial do projeto que já beneficiou cerca de mil estudantes com apoio do governo do Estado, por meio do Fundo de Incentivo ao Turismo ( Funturismo) e patrocínio das empresas, Marisol e Arroz Urbano de Jaraguá do Sul, Incasa de Joinville e Tecon SC de Itapoá.

Endereço da Reserva Volta Velha - Rua Emanoel Vieira Garcia, s/n ( Rua da Celesc após o rio - Saí Mirim
Mais informações: Reserva Volta Velha

Fonte:
diretor do Centro de Educ. ao Ar Livre

Juarez Michelotti
(47)9927.4579

diretora Operacional
Ana Machado
(47)8854-4780

Ass. de Imprensa
Izabel Santos
(47) 3437-5775/ 9949-0552

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar