Secretaria de Educação aplica Provinhas para diagnosticar progressos na aprendizagem Imprimir E-mail
Educação
Ter, 21 de Dezembro de 2010 23:17

Para diagnosticar o progresso da criança em relação aos estudos, a Secretaria Municipal de Educação elaborou a Provinha Itapoá. Aplicada desde o ano passado (2009), a avaliação não pretende contabilizar os erros ou classificar os alunos, a intenção é proporcionar a reflexão dos gestores, professores e especialistas sobre o resultado e as ações posteriores. A provinha permite a elaboração de um disgnóstico da situação de aprendizagem, verificando os fatores que mais interferem na melhoria ou na queda da qualidade de ensino, estabelecendo prioridades.

Ela é realizada semestralmente e, é voltada para as disciplinas de português e matemática para alunos de 3° ao 9° ano. São aplicadas por funcionários da Secretaria, especialistas das escolas e monitores dos laboratórios de informática.

Além da Provinha Itapoá, outra avaliação realizada este ano foi a Provinha Brasil. Direcionada para alunos do 2° ano, ela é aplicada em duas etapas: no início e no final do ano letivo. O objetivo é verificar o nível de alfabetização das crianças, permitindo conhecer o que foi agregado na aprendizagem em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira – Coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar