Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Itapoá formam nova turma do Proerd Imprimir E-mail
Educação
Sex, 26 de Novembro de 2010 04:24

Nova turma do Proerd é formada em ItapoáRealizou-se na tarde dessa quinta-feira (25), no ginásio do Colégio Nereu Ramos, a formatura de encerramento de mais um semestre do Programa Educacional de resistência às drogas e à violência – Proerd, tendo sido formados 280 alunos de 08 colégios do Município de Itapoá.



O Proerd é um programa de caráter social preventivo, que tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas e a violência entre crianças em idade escolar. Iniciou no Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo implantado em Itapoá no ano de 2002. Atinge alunos das 4ª séries, das redes de ensino Municipal, Estadual e Particular. Durante 14 semanas, ao longo do semestre letivo, o Soldado Oswaldir, instrutor do programa em Itapoá, auxiliado por uma cartilha, abordou lições que objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, a civilidade, além de ensinar técnicas de resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas, por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes.

Ao final do curso, os alunos foram chamados a confeccionar uma redação acerca do tema Proerd, tendo sido escolhida a melhor elaborada em cada estabelecimento de ensino, para que o aluno que a criou, tivesse seu esforço reconhecido. Segue abaixo o nome da Escola com seu respectivo aluno homenageado:

Escola Estadual Nereu Ramos
Maximino Augusto P. Fontana

Escola Municipal Alberto Speck
Gabriela Souza

Escola Municipal Frei Valentim
Ana Julia da Silva

Escola Municipal Monteiro Lobato

Rodrigo Monteiro dos Santos Junior

Escola Municipal Claiton Almir Hermes

Naiara Gomes Luzecki

Escola Municipal Euclides Emídio da Silva

Iracema de Oliveira Fernando

Escola Municipal João Monteiro Cabral
Larysa Cassati da Silva

Escola Municipal Ayrton Senna
Ana Beatriz M. de Almeida

Pelo apoio incondicional prestado ao Proerd, a Polícia Militar de Itapoá agradece, de forma especial:

- Ao Soldado Oswaldir, instrutor do Proerd, que se dedica e se empenha totalmente na formação dos alunos;
- Ao Prefeito Municipal, Sr. Ervino Sperandio, a Sra. Secretária Municipal de Educação, Valci Terezinha de Souza, e a toda a equipe da Prefeitura Municipal, que tornam viável a realização do Proerd no âmbito financeiro, através da disponibilização dos colégios e por meio de todo o apoio que se torne necessário;
- Aos diretores, Professores e funcionários das Escolas do Município, pela maneira carinhosa que recebem e apoiam o Proerd;
- Aos alunos, que se dedicam ao aprendizado, e a seus pais, que os apoiam e incentivam, comparecendo à formatura e, desta forma, engrandecendo e prestigiando o evento.

Informações e imagens da Polícia Militar de Itapoá.


 “Eu gostei muito do curso Proerd, ele também é muito importante pra nossa vida, este curso nos ensina a ficarmos longe das drogas (cigarro, maconha, bebidas alcoólicas, inalantes e outros) que causam muitas doenças prejudiciais a saúde, essas drogas afetam vários órgãos do corpo como: cérebro, vias aérias, pulmões, coração, fígado, rins, bexiga e etc.
 Aprendi também que devemos ajudar as outras pessoas para que não se envolvam com essas drogas, porque se nós ou outras pessoas fumarem ou experimentarem outras drogas, não vai ser só ela que vai ser prejudicada, amigos e familiares também, essas drogas atrapalham na escola (com os adolescentes), também nos esportes e em várias outras atividades.
 Estou disposta a não me envolver com essas drogas para que não me atrapalhe nos estudos, na minha saúde e no relacionamento com a família.”
 

Iracema de Oliveira Fernado
Escola Municipal Euclides Emídio da Silva


“Eu gostei muito dessas aulas, achei muito legal o curso porque fala como manter-se longe das drogas e outras coisas importantes.
 Nós que estamos entrando na adolescência temos que saber sobre estas coisas, porque depois que entra nas drogas é muito difícil sair.
 O PROERD ajuda os alunos a perceber que as drogas não valem nada e para que as pessoas recebam informações que as drogas, o cigarro e outras coisas fazem mal e prejudicam a nossa saúde e que é uma coisa que quase não tem saída.
 Outra coisa é o BULLYING, uma violência onde as pessoas são provocadas, xingadas e humilhadas por outras pessoas, a vítima pode ficar com problema psicológico e pode ficar com a marca da violência pro resto da vida.
 Quando eu crescer quero ajudar os usuários de drogas para eles saírem dessa vida e quero que os jovens não entrem nessa. Espero que um dia o mundo não tenha nenhum usuário de drogas.”

Naiara Gomes Luzecki
Escola Municipal Claiton Almir Hermes


 “O Proerd é um programa que ensina a dizer não às drogas e à violência.
 Eu gosto do Proerd, é um programa muito bom.
 Acho que todas as pessoas deveriam fazer o Proerd.
 Aprendi sobre as doenças que as drogas trazem. O cigarro causa câncer de pulmão, problemas respiratórios, mau hálito e muitos outros.
 A maconha é uma droga proibida no Brasil. As pessoas plantam escondido. Ela possui mais alcatrão na fumaça do que o cigarro. Quem fuma maconha tem mais chance de contrair câncer.
 A maconha atinge o corpo, especialmente o cérebro, ela causa perda de memória e muitas outras coisas.
 Aprendi que as drogas causam dependência nos tornando prisioneiros.
 O álcool afeta o crescimento, seu consumo em muita quantidade leva ao coma e à morte.
 Também aprendi sobre os inalantes, o bullying e a pressão do grupo.
 Aprendi com o Proerd a dizer não às drogas e a resistir à pressão.”


Maximino Augusto P. Fontana
Escola de Educação Básica Nereu Ramos


Fonte: Policia Militar e Prefeitura de Itapoá


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar