Média do IDEB em Itapoá supera a registrada em Santa Catarina e no país Imprimir E-mail
Educação
Qua, 07 de Julho de 2010 12:09

O Ministério da Educação divulgou na última segunda-feira (05), as notas do Ideb 2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Itapoá está com notas acima da média de Santa Catarina e do Brasil nos anos inicias e finais.


Conforme estudo feito pela vereadora e ex-secretária de educação Márcia Regina Eggert Soares, com base nos dados divulgados pelo MEC e IDEB 2009, o município de Itapoá apresentou uma boa evolução entre 2005 e 2009. “Podemos identificar que tivemos uma média nos anos iniciais (4ª série) em 2009 de 5,1 em Itapoá, acima da média de Santa Catarina que ficou em 5,0 e acima da média nacional que ficou com nota 4,4. Também tivemos resultados superiores nos anos finais (8ª série) em 2009, sendo que Itapoá apresentou média de 4,48 e ficou acima de Santa Catarina 4,2 e do Brasil 3,7".

Segundo a vereadora, o resultado do IDEB mostra que a qualidade da educação nesses últimos 5 (cinco) anos evoluiu consideravelmente, e que contou com a participação de todos os profissionais de educação da nossa cidade, no qual desempenharam um papel decisivo para os resultados apresentados. “Todos nós da educação de Itapoá estamos de parabéns. Mas podemos mais. Podemos fazer um trabalho ainda melhor. Os índices europeus nessa mesma metodologia de estudo apresentam média 6, portanto temos muito trabalho ainda pela frente. É importante buscar exemplos de sucesso, como a cidade de Cajuru (SP), que envolveu grandes investimentos financeiros e excelentes projetos pedagógicos”. Matéria publicada no site G1, Melhor no IDEB Cajuru-SP.

Ainda segundo levantamento feito pela vereadora Márcia, a média das notas da região nordeste de Santa Catarina são bem superiores ao restante do Estado, lideradas pela cidade de Joinville. Outro ponto levantado é que Itapoá está entre as maiores notas das cidades litorâneas do Estado. “Joinville é referência nacional em educação, sendo um exemplo a ser estudado e seguido. Na verdade, o nordeste catarinense apresentou excelentes resultados, se destacando das demais regiões do Estado. Outro importante indicador é a posição de Itapoá com relação aos municípios litorâneos de Santa Catarina e também do vizinho Paraná, pois a economia e os indicadores sociais são parecidos. Mais uma vez nosso Município se apresenta entre os melhores”, relata a vereadora.


Confira o levantamento completo disponibilizado pela vereadora Márcia:


Gráficos do desempenho das escolas públicas de Itapoá séries iniciais:


Gráficos do desempenho das escolas públicas de Itapoá séries finais:


Gráficos do desempenho de Itapoá (média das notas) com outras cidades e médias de Santa Catarina e do Brasil:


O Diário de Itapoá parabeniza todos os profissionais da educação pelo trabalho prestado.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar