Revista ISTOÉ traz matéria sobre Itapoá - Um Brasil que não para Imprimir E-mail
Economia
Ter, 12 de Abril de 2011 20:02

Patrício Junio (Diretor Comercial) e Marcio Guioto (Diretor de Operações) do Porto ItapoáA matéria intitulada "Um Brasil que não para", da edição nº 2161, de 8 de abril de 2011 da revista IstoÉ, traz Itapoá como um pujante e seguro progresso economico, num Brasil que não para. Crescimento populacional e grandes obras de infraestrutura como o Porto Itapoá são os destaques da matéria.


Clique aqui para acessar a matéria completa.


Itapoá - Um mar de oportunidades
Até cinco anos atrás, o balneário de Itapoá, em Santa Catarina, era um lugar pacato que mal tinha hotéis para receber os poucos turistas que visitavam a cidade. Hoje, é um dos municípios mais pujantes do sul do País. Graças ao investimento de R$ 500 milhões para a construção de um porto, Itapoá mais do que dobrou o número de habitantes e viu as oportunidades de negócios dispararem.

O empresário Roberto Nóbrega (à esq., de azul) anteviu a expansão e ergueu um simpático hotel-butique que é administrado pela mulher e pelos filhos. “Nosso índice de ocupação tem sido alto, graças aos executivos do porto.” São profissionais como os cariocas Patrício Júnior, diretor do projeto, e Márcio Guioto, diretor de operações (à dir., na escada), que trazem suas famílias e estimulam o aparecimento de uma cadeia de serviços destinada a atender os profissionais recém-chegados. “Daqui a pouco tempo, Itapoá vai ser uma baita cidade para se viver”, diz Júnior.


A forma mais veloz de um pequeno município se desenvolver é abrigar grandes obras de infraestrutura. Até cinco anos atrás, a minúscula Itapoá, no litoral de Santa Catarina, era um balneário com 27 quilômetros de praias que recebia turistas apenas nos feriados e nem sequer contava com hotéis e restaurantes decentes. A paralisia foi interrompida quando um grupo de empresários escolheu as águas profundas e calmas da região para a construção de um porto. O projeto, orçado em R$ 475 milhões e que pertence aos grupos Aliança, Hamburg Sud e Portinvest, foi concluído há alguns dias e provocou uma revolução na cidade. Seus oito mil habitantes se tornaram 18 mil e é difícil encontrar uma rua em que não há uma obra em andamento. “Apenas o porto gerou num primeiro momento 500 empregos diretos, mas a cadeia industrial e de serviços pode resultar no surgimento de mais de cinco mil postos de trabalho”, diz Patrício Júnior, diretor comercial do Porto de Itapoá. Ele e o diretor de operações Márcio Guiot trocaram o Rio de Janeiro para trabalhar na, até agora, pacata Itapoá. “Vou trazer minha família e vários outros executivos farão o mesmo”, diz Júnior. “Significa que a cidade vai precisar de opções de lazer, de bons restaurantes e serviços comuns em municípios maiores, como escolas de inglês para nossos filhos. Daí você imagina o que vai virar Itapoá daqui a alguns anos.”


Fonte: Revista IstoÉ

 

Comentários  

 
-14 #1 Renata 13/04/2011 08:23
“Significa que a cidade vai precisar de opções de lazer, de bons restaurantes e serviços comuns em municípios maiores, como escolas de inglês para nossos filhos. Daí você imagina o que vai virar Itapoá daqui a alguns anos...
Prestem atenção, o que o Porto de Itapoá vem fazer aqui" Já iniciando pelos "executivos do porto", trazer "ESCOLAS DE INGLES PARA OS NOSSOS FILHOS" e ainda tem morador que acha que vai trabalhar e crescer junto com o empreendimento...ACORDA POVO...
Citação
 
 
+2 #2 Raul 13/04/2011 13:51
Renata. O problema de alguma parte da população de itapoá é achar que toda sua vida será melhor com a chegada do Porto. É apenas um grande empreendimento, que necessitará de infra-estrutura adequada, com isso algumas melhorias deverão ocorrer com a cidade. Não adianta achar que o Porto é um anjo bom que irá empregar todos os habitantes da cidade. Para isso é necessário ter especialização e experiencia na área que deseja exercer, pois não se trata de um pequeno comercio, e sim de um Porto de estrutura continental. Mas, todavia, não se deve achar que o Porto será o grande "Lobo-mau" da cidade, com a chegada do Porto, e sua grande massa de empregados, tanto diretos como indiretos, irão aparecer sim alguns problemas, porém, nem tudo tudo que acontece de ruim na cidade é culpa do Porto, ele acabou por virar um grande "bode expiatório", antes tudo era culpa de uma má administração, agora tudo o que ocorre é culpa do Porto.
Existem sim, uma grande parcela dos moradores que irão crescer e alavancar sua carreira profissional com o Porto. Ele é apenas um grande empreendimento e deve ser encarado como tal, não é um Anjo ou Demonio, apenas uma ferramenta do progresso desprovida de qualquer sentimento, bom ou ruim.
Citação
 
 
+8 #3 Tereza 13/04/2011 16:12
Renata,
ja temos escola de inglês, espanhol, alemão e até de japonês. basta você ir na av. celso ramos, em frente a loja Klein, o nome da escola é WIZARD.
não julgue o livro pela capa, todos nós cresceremos junto com esse empreendimento, basta querermos.
beeijos ;*
Citação
 
 
+5 #4 Denis 13/04/2011 17:37
Concordo com o Sr. Raul. O povo de Itapoá deve correr para buscar qualificação profissional e buscar se beneficiar do progresso econômico de Itapoá. Inúmeras empresas estão se instalando na nossa cidade, e muuitos moradores já estão ganhando, seja nas indenizações pelas estradas, na valorização imobiliária, no aquecimento do comércio local, nos contratos diretos com o Porto, na SC-415 que breve estará asfaltada e que dará um novo e excelente acesso para a nossa cidade, nas linhas de transmissão de energia elétrica que não ficaremos mais reféns do Paraná e teremos maior estabilidade na rede elétrica, os prestadores de serviço do porto, nos projetos sociais e muito mais. Temos que parar de ficar só reclamando e buscar oportunidades de desenvolvimento junto com a nossa cidade.
Citação
 
 
+7 #5 Ivandro 13/04/2011 18:44
É isso, Itapoá é a "bola da vez", esse povo merece um futuro mais promissor. É difícil de entender o tratamento que o poder público dispensa para essa cidade, inadmissível uma cidade não ter um hospital decente, médicos em qualidade, acesso rodoviário eficiente para o turismo e toda infraestrutura mínima que se espera de uma cidade. Tomará que com a vinda deste empreendimento necessidades como estas sejam atendidas. Fica a dica para que seja montado um grupo de trabalho para requalificação do setor turístico, sinto falta de um melhor serviço nesta área, especialmente ao que se refere alimentação. Talvez por iniciativa de alguma autarquia pública, ou entidade de classe possa se tomar a AJORPEME em Joinville como exemplo, que busca fortalecer os microempresário s em capacitação e todo tipo de apoio necessário para melhorar os negócios dos associados.
Citação
 
 
0 #6 Mars 13/04/2011 23:03
O maior problema disso tudo é a contratação de mão de obra da cidade e da região, pois fiz duas entrevistas com todos os requisitos e mesmo assim não encaixo no perfil , ora que perfil é esse ,se o que realmente esta acontecendo é a contratação de pessoas de outros portos e localidades fora do Estado. Moro em Itapoa sc mas sou obrigado a residir de aluguel em outra cidade para ter uma qualificação melhor(experiên cia)e mesmo assim não tenho chance de mostrar o meu trabalho e voltar para minha casa perto de meus pais ; isso é um absurdo.
Citação
 
 
+5 #7 Renata 14/04/2011 08:34
Bom dia a todos....que me interpretaram mal...o unico leitor que entrou no meu assunto foi Mars,porque colocar pessoas de fora para fazer um serviço, que com certeza dentro da nossa cidade existe, porque colocar em uma entrevista de uma revista renomada "escola de ingles, para os nossos filhos" isso é que faz pessoas como eu e Mars ficarem desacreditadas deste empreendimento, sabendo que temos pessoas, que já investiram o suficiente em seus estudos para o inicio do empreendimentos , depois quando tiver uma vaga no setor "limpeza" ou de "copeira" chamamos algum morador das proximidades...Gente sem desmerecer estes cargos é claro...Mas por que não dar a chance a pessoas que com certeza está correndo atrás...Claro é um ótimo meio de de crescimento e desenvolvimento para cidade, fazer um processo seletivo de grande porte, em uma cidade que é habitada por pessoas que muitas frequentaram a faculdade a noite e durante o dia exercia a função na pesca ou na prefeitura da cidade sem nem uma outra opção a não ser sair da cidade para adquirir a "experiência", jamais terá pessoas qualificadas neste nível...E PORQUE NÃO DAR A CHANCE DE UM TREINAMENTO (DEIXANDO ELA DESENVOLVER SUAS HABILIDADES), E DAÍ TIRAR AS CONCLUSÕES, DE QUE A CIDADE NÃO COMPORTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA."E AONDE ESTÁ A CHANCE, QUE FOI COLOCADA LÁ NO COMEÇO DA OBRA, QUE OS FUNCIONÁRIOS DA OBRA TERIAM PRIORIDADE DA CONTRATAÇÃO DA TECON, SE ASSIM FOSSEM MERECEDORES, TEM FUNCIONÁRIOS MORADORES DA CIDADE QUE JÁ SABEM...OU VAI COM A ANDRADE, OU VOLTA PARA PESCA.Desculpe mais não dá para ver o tempo passar, e ninguém fala nada.
Citação
 
 
+8 #8 RogerG. 14/04/2011 09:06
Mars, comigo foi a mesma coisa, mesmo eu tendo curso especifico para area portuaria não fui aprovado, e muita gente de fora da cidade SEM curso ou qualificação foi aprovada.
Citação
 
 
-4 #9 marcio alexandro 14/04/2011 11:02
Reportagem sobre itapoa, onde a Tia Josy mora
Citação
 
 
+3 #10 Celio C 14/04/2011 11:02
Na questão empregabilidade , o porto é um investimento privado, portanto, não vem a Itapoá para dar exclusividade na contratação aos funcionários moradores, dá preferencia, mas se estes não atenderem em algum quesito, busca-se mão-de-obra de fora. Ingenuidade a nossa (moradoes) achar que temos exclusividade no emprego. Anjo Bom ou Anjo Mau, o porto vai sim trazer desenvolvimento , basta que os moradores, se adaptem às necessidades que um empreendimento desta natureza exige. No mais Boa sorte ai Itapoenses nativos, moradores, e àqueles que estão fora, com vontade de voltar, a luta é a mesma, o emprego está dificil em qualquer lugar, qualifique-se ! è o que estou fazendo, um dia eu volto, e que seja breve !!!!
Citação
 
 
+3 #11 Flavio Melo 14/04/2011 12:55
Boa tarde, acho eu que a grande maioria dos comentarios contrarios parece de pessoas que nao tiveram a SORTE de serem aproveitadas pelo porto. Eu tenho varios amigos em Itapoá que ja estao trabalhando por lá estao bem contentes.
Sem duvida o porto esta trazendo novidades/necessidades tecnicas que muito em breve nossa cidade terá condiçoes de atender...
Todos sabiam do porto e muito poucos se prepararam, agora o porto precisa trazer gente de fora...que como BRASILEIROS virarao cidadaos de ITAPOA...assim crescem as cidades em nosso territorio...
Quando ao Wizard nao sei se esta funcionando ou nao, procurei em Joinville e esles me informaram nao saberem dessa filial....pode ser nova com certeza...Ingles é fundamental na area de logistica! Parabens ao Wizard que esta apostando em nossa cidade....agora precisamos de outros investimentos que fiquem abertos ate tarde da noite todos os meses e nao só na temporada quando ganham dinheiro....isso sim temos que lutar para acabar....pois ficamos orfaos grande parte do ano...
O Porto realmente nao é um anjo ou demonio, mas sim um empreendimento que irá aumentar consideravelmen te o ISS da cidade...com isso melhoraremos nossa saude, transportes, escolas etc...
Estamos precisando de melhores condiçoes estruturais e tambem de diversao para transformarmos nossa cidade em um verdadeiro balneario turistico....
Meu ramo é outro mas ja estou colhendo frutos pela vinda do porto...ou será que que nao vamos alugar nossas casas vazias para os novos BRASILEIROS de Itapoá?
Boa sorte ao Porto...e muito investimento para nossa cidade...
Citação
 
 
+5 #12 jussara vargas 14/04/2011 14:55
pois olha.da onde tiraram as infomaçoes de q itapoa a 5 anos tinha somente oito mil habitantes e de q a praia tem 27 km. q aqui ñ tinha hotel suficiente e restaurantes para atender a demanda de turistas ou melhor veranistas q frequentam nossas prais.aplaudo o investimento q o porto de itapoá esta fazendo em nosso municipio.mas ninguem fala do impacto ambiental q isso vai causar em nossas vidas. cidade q tem porto é sempre marginalizada,i sso sem contar com as familias q vem iludida por esse progresso.vamos ver o que vai acontecer daqui a uns 5 anos,depois q tudo estiver em andamento de verdade.
Citação
 
 
+8 #13 Luiz S. da Cunha 14/04/2011 15:43
Pessoal, segundo pesquisas feitas em outros portos, como o de Paranágua, por exemplo, a estimativa é que para cada emprego direto no Porto, sejam abertas 3 vagas em outras atividades fora do porto. São os empregos indiretos.
Não tem volta. Os funcionários do porto, como os da reportagem já estão gastando no comércio e serviço local, são hotéis, mercados, panificadoras e lojas empregando e absorvendo estes recursos. Sem falar nas casas alugadas, na venda de imóveis e demais atividades. Mas é claro, é preciso estar qualificado para a proveitar as oportunidades que estão surgindo. Boa sorte a todos.
Citação
 
 
+3 #14 João Luiz 14/04/2011 17:20
Aos descontentes com o porto eu posso considerar o seguinte se vocês fossem empregar alguém. Vocês iriam escolher quem tem experiência ou quem tem vários cursos e nenhuma experiência? E ao invés de ficarem reclamando porque vocês não viram empreendedores e lucrem com estas questões.
Citação
 
 
+9 #15 ercilia santos de so 14/04/2011 17:37
Boa tarde, resido em Itapoá ha 16 anos, desde q cheguei ouço falar q o porto ia sair. Aí..entrei na onda de uns descrentes no progresso e nao acreditei. Resumindo, nao preparei meus filhos, vendi terrenos por mixaria e hj eatao valendo 6 vezes mais. Qto a mao de obra...eu pergunto; Se vcs abrissem uma empresa q vai gerar milhoes...pegariam funcionarios despreparados? Eu me fiz essa pergunta e ja coloquei meu filho de 15 anos pra fazer curso de ingles e espanhol. E vou investir nele mais ainda. Quem sabe assim...ele nao tenha q fazer como os irmaos e ir trabalhar longe de mim.O PORTO ja é uma realidade, se para o bem ou mal agora é irrelevante. Preparem-se e preparem seus filhos. Quem sabe assim o EXODO JUVENIL TERMINE.
Citação
 
 
+6 #16 Silvia dos santos 17/04/2011 17:43
Como todo grande empreendimento, o PORTO trará boas coisas e também ruins. Mas uma coisa é certa e urgente, ITAPOÁ NECESSITA DE INVESTIMENTO E PARCERIA DO PORTO PARA MELHORAR RAPIDAMENTE A SAÚDE NO MUNICÍPIO, nossa estrutura é para 12 mil habitantes e para atendimentos emergenciais, daqui p/ frente sera inevitável o aumento de acidentes graves e etc.. pense nisso.
Citação
 
 
-6 #17 paul 17/04/2011 19:05
Sou mecânico de manutenção a 22 anos e até agora estou esperando ser chamado, 6 longos meses!
Citação
 
 
+6 #18 Wizard Itapoá 18/04/2011 16:53
Boa Tarde! a WIZARD é a maior rede de ensino de idiomas do mundo e está funcionando sim, na av Celso Ramos, 2050 - em frente a loja Klein - tel: 3443 2998. A WIZARD, disponibiliza cursos para Adultos, adolescentes e crianças. Pra os que não podem seguir um horário predeterminado na escola, oferecemos o Curso FLEX, que seguem o próprio ritmo do aulo, interesse e necessidade específica de aprendizado. Para quem prefere ter aulas individuais, oferecemos o Curso VIP, para aqueles que não dispõe de muito tempo livre e precisa de um aprendizado acelerado com aulas individuais e personalizadas, na escola ou em local combinado. Para os adolescentes contamos com um método rádido e dinâmico compatível com o programa escolar e os prepara para exames específicos, como testes para intercâmbio e vestibular. Mais informações no www.wizard.com.br .
Citação
 
 
+7 #19 willian gandolfi 18/04/2011 21:35
Sabemos dos problemas que um porto pode trazer,porém também sabemos da necessidades do municipio.
Quanto a contratação de profissionais de fora, é verdade, mas quantas pessoas daqui tem experiencia na area portuaria?
Foram esperados 2500 pessoas para entrevista no Nereu Ramos, apenas 600 compareceram.
tenho experiencia como eletricista de manutenção efui efetivado como auxiliar. me dou por satisfeito pois qualquer um que mereça pode crescer onde quer que esteja.
Citação
 
 
0 #20 Crist 25/04/2011 15:02
Boa tarde à todos!
Bom, vejo que muitas pessoas estão de certa forma revoltadas com o "Porto de Itapoá". Não moro em Itapoá, tenho planos em breve de residir nesta linda cidade, que como todas as outras tem suas dificuldades, mas que tem sim uma grande probabilidade de crescimento. Muito antes do Porto se instalar nesta cidade já tinha pretensão de fixar residência. Vejo o Porto como uma porta aberta para novas oportunidades, concordo com as palavras do Flávio Mello, o Porto não é a única oportunidade de trabalho. Mas, através dele virão muitas oportunidades, e so depende do povo e da administração pública local em transformar esta linda cidade que tem suas privações, em uma maravilhosa cidade com qualidade de vida para todos os habitantes locais e para os que ainda virão, o progresso seja aonde for, tem seus prós e seus contras, mas tem-se muitos exemplos para se analisar e aproveitar o que de melhor tem a ensinar, para que tenhamos em Itapoá mais prós do que contras. Certamente isso só será alcançado através de uma comunidade unida. Gostaria muito de poder dizer que minha família será muito bem recebida em Itapoá, mas vejo que há muito preconceito com as pessoas que vêm de fora, não há progresso que não traga conhecimentos exteriores, todos tem a ganhar com isso.
Citação
 
 
+1 #21 Rogersilva 04/05/2011 17:19
Ola a todos!
Moro em uma cidade portuaria e em franca expansao industrial! minha cidade ficou parada no tempo durante 30 anos, até um tal de LULA promover uma revoluçao no sistema naval. A cidade se transformou em um polo naval como maior dique seco da america do sul, crescimento na populaçao que deve chegar a 450 mil habitantes até 2014, o transito se tranformou no maior problema, pois 44 mil veiculos a 3 anos, hj contamos com mais de 100 mil rodando, a cidade so possui 2 hospitais que atendem a populoçao de 196 mil pessoas, mais os que vem de fora.
O setor imobiliario inflacionou muito onde terrenos de 7mil reais em 3 anos passaram a custar 50mil. O desenvolvimento é uma oportunidade que bate a porta e deve ser aproveitado por todos, so nao deixem de se especializar, pois junto com o porto vem outras empresas que podem gerar muito mais riquesas pra cidade e empregos pros moradores, pois em breve vao ser necessario muitos motoristas, soldadores e mecanicos para os terminais retroportuarios .
Citação
 
 
+1 #22 Jeh 20/05/2011 17:48
Boa tarde. Vim de Navegantes com minha família morar aqui em Itapoá faz algum tempo. Faço faculdade de Logística e curso de Inglês na Wizard. Como muitos enviei meu currículo várias vezes pelo site e também por conhecidos que já atuam no porto.

Fiz a entrevista e estou aguardando. Sabe o que sei? É que o porto contratou a maioria dos funcionários daqui da cidade, e que as outras vagas seriam para os da proximidade. Agora com certeza vieram muitas pessoas da parte administrativa para trabalharem aqui, pois como todos devem saber, um grande empreendimento necessita de pessoas com muita experiência e não só estudos. Não sejam ignorantes, vocês agindo assim de forma revoltosa que fazem entender que não tem capacidade. Estudem mais, se não conseguirem emprego diretamente no porto, arranjem em outras empresas para adquirirem experiência. A cidade de Itapoá estava parada e só com a chegada do porto está finalmente se desenvolvendo!

Aqui tem de tudo para melhorar! Acreditem em vocês mesmos e na cidade em que vivem! O Porto veio somente para melhoria! Tenham fé e esperança! Nunca desistam, vocês são capazes, Itapoá é capaz!
Citação
 
 
+2 #23 edwin 13/06/2011 11:53
é muito fácil querer emprego mas não querer trabalho quem reclama deveria antes se qualificar e correr atrás se não quer ficar só vendo todos lucrarem com as oportunidades
Citação
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Banner