Coordenador da Defesa Civil de Itapoá é agora Coordenador Regional da Defesa Civil do Norte de Santa Catarina Imprimir E-mail
Defesa Civil
Ter, 16 de Março de 2010 22:07

Cabo EdivalDesde semana passada, está em funcionamento a Coordenadoria Regional de Defesa Civil no Norte Catarinense. Quem assumiu a coordenação é o bombeiro militar, da cidade de Itapoá, Antônio Edival Pereira, que desde quarta-feira (10), está na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville para exercer a função.

Além de contar com a experiência de 24 anos no Corpo de Bombeiro Militar do Estado, Cabo Edival (como é conhecido em Itapoá) tem participação na criação e estruturação da Defesa Civil do município de Joinville e no gerenciamento de risco em eventos naturais nas cidades de Itapoá, Barra Velha e Joinville.

 

A Coordenadoria, que tem objetivo principal de promover ações preventivas nos oitos municípios abrangentes da regional, já iniciou o trabalho. Cabo Edival conta que ações de contato são realizadas com a Defesa Civil de cada município para verificar os principais problemas e encontrar as melhores soluções. “Com a o projeto de descentralização e a criação das Coredec (Coordenadoria Regional de Defesa Civil) será possível aproximar o governo do Estado dos problemas de cada município. Não será necessário o deslocamento dos gestores até a capital para tratar da problemática de cada local, haverá um elo através da Coordenadoria Regional”, comentou.

Atualmente, a maior dificuldade do setor são as estruturas locais que não estão preparadas para atender as cidades frente a eventos naturais e orientar medidas de prevenção. Com o trabalho da Coredec, pretende-se efetivar as defesas civis locais para serem atuantes e dar mais segurança para as comunidades. “A nossa meta é que a Defesa Civil tenha papel ativo de prevenção e alerta, e não apenas como órgão de resposta aos desastres”, enfatizou Cabo Edival. Outros trabalhos que serão intensificados são a formação do Núcleo de Defesa Civil (NUDECs) em todos os municípios e a participação intensa dos Conselhos de Segurança (CONSEGs).

Informações adicionais podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da SDR-Joinville pelos telefones (47) 3431-2825 ou 2805 / 9992-9247 / 8859-8063.

Abaixo imagens do Cabo Edival, agora Coordenador Regional da Defesa Civil no Norte de Santa Catarina.

 

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar