Incêndio em São Francisco do Sul é controlado Imprimir E-mail
Defesa Civil
Sex, 27 de Setembro de 2013 11:03

Incêndio em São Francisco do Sul é controlado.No começo da manhã já não era possível ver fumaça saindo do local

Foi controlado na manhã desta sexta-feira (27), o incêndio causado pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, em São Francisco do Sul.

A fumaça foi controlada por volta das 8h30min. Agora, os bombeiros trabalham no rescaldo para evitar que a fumaça se reinicie. Barreiras do exército ainda estão nos bairros afetados pela fumaça. Por enquanto, moradores passam para pegar pertences e não há previsão de quando eles voltarão para casa.

A Marinha já autorizou na manhã desta sexta-feira a retomada das operações dos portos na região.

Nesta manhã, a Defesa Civil fez um sobrevoo na região do acidente e irá avaliar as imagens aéreas. Segundo Diogo Bahia Losso, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, não há mais fumaça no local. O vento fraco desta sexta-feira também colabora para os trabalhos.

Durante a madrugada, uma força-tarefa dos bombeiros militares e civis teve avanços consideráveis. Ainda na quinta-feira (26), a equipe passou a utilizar uma câmera térmica (que mostra a temperatura) e suspendeu a retirada do material com máquinas pesadas.

Segundo Carlos Mergen, analista ambiental do Ibama, a piscina montada para manter isolada a água usada no combate à fumaça em São Francisco do Sul foi essencial para evitar danos ambientais. Elas ajudaram a conter a água para que ela não fosse para os mananciais e contaminasse o solo. De acordo com o analista, o dano ambiental no solo foi mínimo.

A piscina tinha capacidade para 300 mil litros. Caminhões-pipa tiravam frequentemente a água para dar mais espaço. Os caminhões-pipa vão levar a água para uma empresa de Joinville para ela receber tratamento.

Agora pela manhã, o Corpo de Bombeiros apresentará os detalhes dos trabalhos que devem ser realizados no local.


Do site do Jornal “A Notícia”, com adaptação do Diário de Itapoá. Foto de divulgação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar