SDR Joinville promove curso de prevenção de desastres naturais Imprimir E-mail
Defesa Civil
Sex, 01 de Junho de 2012 11:00

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville, por meio da Gerência de Infraestrutura, realiza, nos próximos dias 4 e 5 de junho, um curso sobre prevenção de desastres naturais. O encontro pretende discutir a ocupação de áreas de risco, com base em dados obtidos em mapeamentos feitos nos oito municípios da região. O evento ocorre na sede da Regional, no centro da cidade.

O curso inicia na segunda-feira à tarde, das 14h às 18h. No dia seguinte, os trabalhos começam às 8h e encerram ao meio dia. A capacitação será comandada professor doutor do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Masato Kobiyama.

Devem participar agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, além de engenheiros, geólogos, geógrafos, entre outros. Foram convidados representantes da sociedade civil e secretários municipais das cidades de Joinville, Araquari, Garuva, Itapoá, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú e São Francisco do Sul.


Dados históricos

A engenheira da SDR Joinville, Wivian Silveira, participou da construção do livro “História das inundações em Joinville – 1851 a 2008”, que contou também com o apoio do professor Masato Kobiyama. A publicação relata tragédias ocorridas no período e apresenta os pontos críticos da cidade. “Precisamos aprender a conviver com as situações atuais e tentar evitar a instalação de pessoas nas áreas de risco”, afirma. Segundo Wivian, os bairros de Joinville que historicamente sofrem com alagamentos são o Jativoca, Vila Nova, Jardim Sofia, além do distrito de Pirabeiraba.


De Glaene Vargas, Assessora de Comunicação da SDR Joinville, com adaptação do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar