Representantes da Defesa Civil debatem ações para a região Norte Catarinense Imprimir E-mail
Defesa Civil
Dom, 05 de Fevereiro de 2012 22:55

Representantes da Defesa Civil da Região Norte Catarinense debatem ações.A programação do 3° Seminário Regional de Defesa Civil, que será realizada em maio; os Planos Emergenciais dos Municípios da região e a utilização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Esses foram alguns dos temas discutidos na manhã do último dia 03 de fevereiro, na reunião do Colegiado de Defesa Civil, na Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), que reuniu representantes dos municípios de Itapoá, Garuva, Joinville, São Francisco do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Atualmente, a região conta com várias estruturas. Em Joinville, há a Secretaria Municipal de proteção Civil e Segurança. Em São Francisco do Sul, a Coordenadoria. Em Balneário Barra do Sal, também Coordenadoria. Em São Bento do Sul, Diretoria. Já Itapoá, Garuva e Araquari contam com conselhos de defesa civil, mas sem estrutura de secretaria, diretoria ou coordenadoria até o momento.

Na opinião do coordenador Regional da Defesa Civil, Antonio Edival Pereira, é muito importante estruturar as Defesas Civis Municipais quanto ao desenvolvimento da cultura de atuação e prevenção de desastres, com foco na orientação e preparação.

Com relação ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil, o documento estará ,em breve, à disposição de todos os catarinenses, sendo emitido nominalmente para os beneficiados. “Apenas na hora do desastre é que vai ser autorizado o Banco do Brasil a carregar o cartão com os valores previamente definidos, podendo então ser prontamente utilizados pelo Estado e Município”, destaca o coordenador.

O grupo também discutiu as ações envolvendo o 3° Seminário Regional de Defesa Civil, marcado para os dias 17 e 18 de maio, na cidade de Jaraguá do Sul. São esperadas centenas de pessoas e o
objetivo do evento é trocar experiências e apresentar planos e projetos de contingência em caso de catástrofes.

De Thiago Dias, com informações do coordenador regional da Defesa Civil, Antonio Edival Pereira, e adaptações do Diário de Itapoá. Foto de divulgação.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar