Documentário “Raízes de Itapoá ” conta a histórica do nosso Município pelos homens e mulheres itapoaenses Imprimir E-mail
Cultura
Sex, 24 de Janeiro de 2014 13:35

A empresa Camera 1 Cine Vídeo, com o apoio dos senhores Roberto de Miranda Neres e Vitorino Luiz Paese, e das empresas Acquaplan e Porto Itapoá, realizou a produção de um lindo documentário sobre a vida dos pescadores e agricultores de Itapoá.


O documentário conta sobre o inicio do progresso de Itapoá, como era a vida da comunidade, dos pescadores e agricultores artesanais, as dificuldades que os moradores enfrentavam diariamente, a primeira estrada de acesso ao Município , o curtume do couro do peixe, a criação da Associação Comunitária ACOPOF, a história de conquistas do Time de Futebol Marumbi, a cultura mantida viva pelo Grupo de Fandango Chimarrita do Pontal e os causos e casos da comunidade pesqueira da nossa Itapoá.

Há também imagens históricas do documentário Maravilhas e Riquezas do Litoral Catarinense, que mostram a construção de estradas e de pescadores realizando os famosos cercos da Tainha.

Diversos moradores antigos participaram e enriqueceram o documentário, com destaque para Vitorino Luiz Paese,  Eraldo da Veiga, Miguel Carneiro Braz, Sueli Peres, Raquel Alves da Veiga, Maria Alves da Veiga, Ledinéia Pereira Neres, Paulo Neris do Rosário, Raimundo da Silva Filho, Amazor da Silveira, Janete Nunes de Jesus, Marli Pereira Neres, Antonio José da Cunha, Maria Alzira Viana, Maria Helena do Nascimento, Francisco Peres do Rosário e Ellis Pereira da Silva .

Para Ricardo Haponiuk, o documentário ficou muito bom. “Itapoá precisava de algum registro histórico mais decente e que não fosse facilmente "perdido" no ato da troca de gestões administrativas municipais”, diz Ricardo.

Já para Eliane Bordim, o documentário ficou muito interessante. “Hoje, nesta Itapoá multifacetada, com pessoas oriundas dos mais diversos lugares, não se vislumbra mais essa história. Que se divulgue mais para que nós os "forasteiros" saibamos que essa Terra "tem dono".”, completa Eliane.

Confira o vídeo:
Dim lights Embed Embed this video on your site

Fonte:
O documentário “Raízes de Itapoá” é uma produção da empresa Camera 1 Cine Vídeo
Produção: Michele Cardoso
Argumento: Giseli Aguiar de Oliveira
Direção: Rafael Uber
Direção de cena: Geovane de Souza
Direção de fotografia: Rodrigo Peller e Geovane de Souza
Making of e Imagens adicionais: Nei Hanke
Edição: Antonio Lopes e Julium Schramm 

Última atualização em Sex, 24 de Janeiro de 2014 17:56
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar