Atividades do Programa Contém Cultura atraem crianças e adultos em Itapoá Imprimir E-mail
Cultura
Ter, 10 de Dezembro de 2013 20:26

Contém Cultura Itapoá.A sustentabilidade, o meio ambiente, o cuidado com a alimentação e uma boa história são alguns dos motivos que levam as crianças de várias idades até o Programa Contém Cultura – Etapa Cidades Portuárias - em Itapoá. Nos últimos três dias, mais de 300 alunos visitaram a estrutura situada na Avenida Beira Mar. Na tenda montada com vista para o mar, os visitantes participam da contação de história, um momento em que eles podem fazer uma viagem pelo imaginário, sem sair do lugar. Já no contêiner que abriga a Biblioteca Volante, os filmes prendem a atenção e despertam a curiosidade dos espectadores. Atividades gratuitas e que tem o objetivo de estimular a leitura e o gosto pelas artes desde cedo.

Os livros, os filmes e as oficinas também conquistam os pequenos todos os dias. A arte de Pinhole, que é conhecida como fotografia na lata, é uma delas. Instrutores ensinam sobre a técnica, trazem dados sobre a história e importância da fotografia e, depois, todos criam suas fotos e revelam ali mesmo. No último sábado, os meninos que aproveitavam para se divertir na pista de skate, ao lado do contêiner, foram conferir de perto essa arte. Os amigos foram para suas casas felizes, com as fotos em mãos.

Além do trabalho desenvolvido na estrutura móvel, existem também as atividades feitas nas escolas de Itapoá que não conseguem levar todos os alunos até o contêiner. Durante a última visita, feita para os estudantes da escola Claiton Almir Hermes, os instrutores mostraram o Workshop de Palhaços, com apresentação de Marcos Marquesani. “Crianças que nunca tinham visto um circo tão próximo ficaram encantadas com a arte circense”, comentou o coordenador dos trabalhos em Itapoá, Daniel Vasconcelos.

O atendimento do Programa Contém Cultura - Etapa Cidades Portuárias - começa às 8h00min e segue até as 18h00min. As escolas interessadas em participar devem fazer o agendamento para que as equipes possam organizar os grupos. As atividades anuais fazem parte do Programa Contém Cultura - Etapa Cidades Portuárias - do Instituto Caracol, e conta com patrocínio do Funcultural e da Portonave, através Lei Rouanet.

As atrações continuam até o próximo dia 23 de dezembro. Para esta quarta-feira (11), estão programadas rodas de histórias, às 8h00min e às 13h30min; Cinema, às 9h00min e às 14h30min, e guia de leitura, às 10h30min e às 16h00min.

O contêiner do “Contém Cultura – Etapa Cidades Portuárias – em Itapoá” está no bairro Pérola do Atlântico, Beira Mar 3, próximo à pista de Skate.


Do Instituto Caracol, com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos: Projeto Caracol/Divulgação.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar