Programa Contém Cultura, etapa cidades portuárias, está na cidade de Itapoá Imprimir E-mail
Cultura
Qua, 04 de Dezembro de 2013 13:02

Programa Contém Cultura etapa cidades portuárias está em Itapoá.O contêiner do projeto Contém Cultura - etapa cidades portuárias - aportou nessa terça-feira (03), no Norte de Santa Catarina. Essa é a quarta parada do programa, que iniciou os trabalhos em Imbituba, onde atendeu mais de duas mil crianças, de 16 escolas e a comunidade do Sul do Estado. Em seguida, recebeu os moradores de Navegantes durante o 1º Festival Literário e, por último, ancorou na Vila da Aventura, em Itajaí, entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro. Nesta última, denominado Aventura no Mundo das Palavras, realizou cerca de três mil atendimentos durante o evento. Agora, está no Norte de Santa Catarina. Em Itapoá, a Biblioteca Volante vai permanecer até o dia 23 de dezembro, no bairro Pérola do Atlântico, Beira Mar 3, próximo à pista de Skate.

Nesta etapa, os trabalhos com o público começaram nesta quarta-feira (04). O dia Contém Cultura, que conta com a participação de gestores públicos, artistas, produtores, estudantes e a comunidade em geral ocorre no dia 13 de dezembro. Nessa data especial, a programação inicia com um café da manhã e, durante o dia, o Instituto Caracol apresentará o trabalho do grupo de Canto Coral, oferecerá workshop de palhaço, oficinas de cartonaria, fotografia Pinhole, Filtro de Sonhos, palestras sobre saúde, sessões de cinema e rodas de histórias.

A lista de atividades do Programa Contém Cultura é grande e atinge todos os públicos. Quem gosta de leitura, pode visitar o espaço Contém Leitura, onde acontecem rodas de contação de histórias, guias de leitura e oficinas de cartonaria (os alunos transformam o papelão jogado fora, em capa de livro personalizada). Na Biblioteca Volante, os amantes da boa leitura contam com acervo de livros e DVD’s à disposição e o ambiente é climatizado. O Contém Cinema oferece sessões de curta-metragem, com capacidade para 30 pessoas. As exibições são orientadas por monitores do Instituto Caracol, de Navegantes.

Para despertar, ainda mais, a curiosidade dos participantes, tem o Contém Fotografia, que utiliza a técnica chamada Pinhole, que significa buraco de agulha. Nas oficinas, os alunos revelam suas próprias fotos no laboratório dentro do Contém Cultura. Durante os dias em que o programa vai permanecer na cidade de Itapoá, ainda serão realizadas palestras sobre saúde e educação ambiental.

As atividades anuais fazem parte do Programa Contém Cultura – Etapa Cidades Portuárias - do Instituto Caracol e conta com patrocínio do Funcultural e da Portonave, através Lei Rouanet.


Sobre o Instituto Caracol:

O Instituto Caracol foi criado em 2010 na cidade de Navegantes, Santa Catarina. É uma organização não governamental que tem como prioridade desenvolver atividades relacionadas à educação, saúde, meio ambiente e cultura. Os trabalhos são realizados na sede do Instituto, que fica na Rua João Sacavém, nº 160, Centro de Navegantes. Nesse espaço, são oferecidos cursos de dança, ensaios de coral, atrações culturais e ações voltadas à leitura, com um grande acervo de livros à disposição.

O que: Contém Cultura - Etapa Cidades Portuárias - em Itapoá
Onde: bairro Pérola do Atlântico, Beira Mar 3, próximo à pista de Skate.
Quando: Dia 4/12 até 23/12.


De Daniel Vasconcelos, do Instituto Caracol, com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos: Instituto Caracol/ Divulgação e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá/Divulgação.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar