Várias atividades movimentaram o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Itapoá nos últimos dias Imprimir E-mail
Cultura
Qua, 07 de Outubro de 2009 00:07

ACADEMIA DE LETRAS DE ITAPOÁ


O Departamento de Cultura de Itapoá, juntamente com o servidor Iuri Becker, nos últimos dias 25 e 26 de setembro, proporcionou ao Presidente da Academia Itapoaense de Letras, Carol Calixto Velasquez, “Cacá Velasquez”, a oportunidade de participar do III Congresso das Academias de Letras e Associações de Escritores de Santa Catarina, no qual foram discutidos diversos tópicos, entre eles, o projeto que está na Assembleia Legislativa do Estado, que torna obrigatória a inclusão, no currículo escolar, da matéria de Estudo da Literatura dos Escritores Catarinenses, a exemplo do que já ocorre em outros estados do Brasil. “Dessa forma, mantivemos contato com o Presidente da Academia Catarinense de Letras, para que possamos ampliar o acervo da Biblioteca Pública de Itapoá, através de convênios e doações de obras regionais e estaduais”, contou Marli Zambonin, Diretora de Cultura do Município.

Também foram trocados conhecimentos para elaboração de projetos junto ao Governo Federal com o apoio da Prefeitura Municipal, para que ocorra uma revitalização, de forma geral, de projetos culturais e artísticos em nosso Município, prestigiando principalmente a cultura e os cidadãos itapoaenses.

“Vale destacar que em breve a academia de Letras de Itapoá estará lançando seu 6º livro”, completou Marli Zambonin.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

O Departamento de Cultura, através da Prefeitura Municipal, informou que vem ao longo deste mandato, fazendo vários projetos nas esferas Estadual e Federal, em forma de convênios, projetos, emendas e editais.

Foi enviado um projeto LIVRO ABERTO SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas) E MINC (Ministério da Cultura) com todas as documentações necessárias (fotos, plantas, certidões, contrato de aluguel, plano de trabalho e anexo) a fim de que o município de Itapoá recebesse um kit de modernização para a Biblioteca Municipal. O Município foi contemplado, recebendo um kit de 40 livros, que foram enviados pelo SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). Hoje, há outro programa em aberto, o “+ Cultura” (modernização de Biblioteca Pública), para qual o Departamento de Cultura já está encaminhando a documentação necessária, a fim de que Itapoá também participe.

O Departamento de Cultura de Itapoá convida os munícipes, turistas e veranistas, a conhecerem e prestigiarem a Biblioteca Municipal, que fica situada na Avenida Brasil, nº 2.557, no Centro do Município. Mais informações pelo fone: (47) 3443-6723. O horário de atendimento da Biblioteca é das 7h30min às 17 horas.

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

Será realizada em São Francisco do Sul, nos próximos dias 22 e 23 de outubro, a I Conferência Intermunicipal de Cultura. Tal evento será sediado no Cine Teatro “X de Novembro”, das 8h às 17 horas, sob a coordenação da Diretora Geral da FUCISF (Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul). O Departamento de Cultura de Itapoá informa que para que nossa região esteja fortalecida na Conferência Estadual de Cultura é necessário que sejam eleitos o maior número de delegados e, para tanto, a união dos municípios é indispensável, pois quanto mais participantes, mais delegados serão eleitos. Nesse sentido, todos os munícipes estão convidados a participar da realização dessa Conferência Intermunicipal.

As principais intenções dessa Conferência Intermunicipal são:

- propor princípios, objetivos e diretrizes para o Plano Municipal de Culturas e Políticas Públicas Municipais para a Cultura;
- avaliar os programas em andamento e a legislação vigente, particularmente, para a Cultura;
- avaliar o sistema de gestão e implementação destas políticas, intermediando a relação da sociedade com a construção de uma esfera público-participativa;
- avaliar os instrumentos de participação popular na elaboração e implementação das diversas políticas públicas;
- consolidar os conceitos de Cultura junto aos diversos setores da sociedade civil; e,
- principalmente, validar a participação de Delegados na Conferencia Estadual.

Mais informações, com Marli ou Iuri, pelo fone (47) 3443-6723.

As fotos são da Biblioteca Pública Municipal de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar