Alunos de Itapoá participam do Projeto Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade Imprimir E-mail
Cultura
Qui, 16 de Maio de 2013 14:24

Alunos de Itapoá participam do Projeto Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade.Para adquirir conhecimentos sobre a vida social no meio em que vive, a criança deve interagir com diversos grupos, tais como família, parentes, amigos, igreja, escola entre outros. Ela ainda deve conhecer e aprender vários hábitos, costumes e valores. Na instituição de Educação Infantil, existem muitas possibilidades de ampliar todas as experiências adquiridas na convivência com todos esses grupos, como histórias individuais e coletivas, expressões culturais e artísticas, bem como semelhanças e diferenças entre as pessoas do seu convívio e de outras pessoas, grupos ou gerações.

Neste ano (2013), devido ao funcionamento do Porto de Itapoá, o município recebeu crianças de diversas cidades do País, como Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí. Tais crianças manifestaram o interesse em conhecer alguns pontos turísticos de Itapoá e, pensando em sanar essa curiosidade, bem como em fazer com que aqueles alunos que já vivem aqui possam conhecer melhor a sua cidade, o “Projeto Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade” está sendo realizado.


Os objetivos do Projeto são:

- Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, identificando papeis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição, bem como valorizar o patrimônio cultural de seu grupo social, conhecendo diferentes formas de expressão cultural, através de brincadeiras, jogos canções, histórias e visitas a pontos turísticos e históricos da cidade.

Estabelecer relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos, bem como entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida, ampliando os conhecimentos a respeito do mundo social e natural.


As crianças da Pré Escola Palhacinho Feliz aprenderam muito e certamente aproveitaram os passeios em alguns pontos turísticos de Itapoá, entre eles a Pedra que deu origem ao nome da cidade, os índios, a Jaca, a Prefeitura, o Porto e o Farol do Pontal.


De Patrícia Braga Pacheco (da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá), com adaptação do Diário de Itapoá. Fotos: Patrícia Braga Pacheco.


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar