Artistas plásticas poetas são as homenageadas do Projeto “Artista Plástico e Escritor do Mês” em janeiro/2012 Imprimir E-mail
Cultura
Seg, 02 de Janeiro de 2012 18:44

Tela Estará em exposição no Bistrô das Artes Barra do Say, a partir do dia 03 de janeiro, telas e poemas das artistas plásticas/escritoras Regina Leopardi e Neusa Lopes. A exposição, que faz parte do projeto cultural “Artista Plástico e Escritor do Mês”, vai até o dia 31 de janeiro.

“A intenção do Projeto é mostrar, aos itapoaenses e demais visitantes do Bistrô, parte do acervo de arte e cultura que aqui temos”, explica o artista plástico e escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro, proprietário do espaço.


Artista plástica e escritora do mês de janeiro/2012:


A artista plástica e escritora Regina Leopardi reside em São Paulo. Iniciou no meio artístico quando tinha apenas seis anos de idade, ao participar do 1º Salão Infantil de Artes de Itapeva (SP). A partir daí, fez vários cursos e, profissionalmente, sempre estive ligada às artes. Foi colunista de Arte nos Jornais Diário do Sul, Tribuna Sul Paulista, Folha do Sul e Diário Regional, todos de Itapeva. Também ministrou aulas de Educação Artística, História da Arte e Música na Rede de Ensino Estadual, sendo membro do Conselho Municipal de Cultura de Itapeva e também do Museu Histórico, Geográfico e Geológico da mesma cidade. Em 2008, recebeu o diploma “Mulher que faz Cultura” da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapeva pela contribuição com a Arte e Cultura Itapevense. Em 2011, foi homenageada pela Câmara Municipal de Itapeva com um diploma de Honra ao Mérito “Professor Edison Oliveira Martho”, como Destaque Profissional. Além disso, Regina foi Diretora de Arte do Jornal Interno “Integração” do Carrefour em 1985/1986 e, juntamente com o artista Bernardo Caro e equipe, executou um Projeto de Ambientação no Hospital Álvaro Ribeiro, em Campinas, em 1982. Ela também ministrou oficinas livres de desenho pela Prefeitura Municipal de Itapeva nos anos de 2005/2006. De Regina Leopardi, estarão expostos no Bistrô das Artes Barra do Say, a tela “Pêssegos em Listras” e os seguintes poemas “Beijo Roubado” e “ Barra do Say”.

Neusa Lopes, também artista plástica e escritora, reside em Itapoá (SC), sendo natural de Capanema (PR). Nos municípios de Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste (ambos no Paraná), atuou  como  Secretária Municipal de Cultura, incluindo a pasta de Turismo, por 25 anos.  Foi coordenadora regional de Cultura do Sudoeste do Paraná, membro do Conselho Estadual de Turismo, Comitê Consultivo da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná. Também foi membro do Conselho Estadual do Artesanato e realizou diversas outras atividades de cunho cultural. Ela recebeu o título Comendadora Amiga da Cultura, por suas atividades com Agente Cultural no Estado do Paraná, entre outras honrarias. Como artista popular, Neusa Lopes foi vencedora, por cinco vezes, do Concurso Internacional de Presépios Natalinos, incluindo o Título Hors Concurs, participando inclusive da Exposição “LES CRÉCHES DU BOUT MONDE” em Paris, França. Mais recentemente, participou com suas pinturas de uma exposição organizada pela  Fundação Casa Museu Maurício Penha em Vila Real, Portugal. Atualmente, se dedica às artes plásticas, teatro, pesquisa histórica e apresenta o programa de rádio “Itapoá Cultural”. De Neusa Lopes, estarão expostos a tela “Música” e o poema “Janela de Vidro”.


Sobre o acervo do Bistrô das Artes Barra do Say:

Idealizado por Luiz Arthur Montes Ribeiro, o acervo do Bistrô vem sendo formado ao longo dos últimos 30 anos. Hoje, conta com mais de 900 peças entre telas, gravuras, xilogravuras, linoleogravuras, aquarelas, desenhos, objetos, esculturas, livros, fitas cassetes, discos LP, CD’s, além de uma infinidade de manuscritos.


Serviço:

A exposição “Artista Plástico e Escritor do Mês” de janeiro/2012 no Bistrô das Artes Barra do Say estará disponível do próximo dia 03 a 31 de janeiro e poderá ser apreciada de segunda-feira a domingo, das 10h30min às 23h30min. O Bistrô fica na Avenida Beira Mar 1, número 228 (quase esquina com a rua 20), na praia do Sayzinho, Barra do Saí, em Itapoá/SC. Os contatos para informações e/ ou reservas são os telefones (47) 3443-3409, 9952-2690 e 9147-5886, e o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Da Assessoria de Imprensa do Bistrô das Artes Barra do Say. Fotos: Assessoria de Imprensa e Neusa Lopes.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar